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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inclusão nas aulas de Ciências: percepção de professores em relação ao trabalho com alunos com necessidades especiais
Autor(es): Silveira, Idelcides Alexandre Munhoz
Primeiro Orientador: Coelho, Franciele Braz de Oliveira
Resumo: A presente pesquisa buscou investigar como os professores de Ciências compreendem a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no trabalho de sala de aula. Teve como público alvo professores de Ciências da Natureza da rede pública estadual de ensino, a fim de analisar como ocorre o processo de ensino dessa área do conhecimento com alunos com NEE no município de Dom Pedrito – RS. O trabalho também elaborou sequências didáticas, compostas por sugestões para o desenvolvimento de atividades com esse público. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente como qualitativa, exploratória (GIL, 2002). O instrumento utilizado foi questionário e a análise do conteúdo foi baseada em Bardin (2015). As concepções de Educação Inclusiva são corroboradas por Benite (2009), Sartoretto e Bersch (2014) e a vinculação da mesma com o Ensino de Ciências da Natureza por Lippe e Camargo (2009). Constatou-se uma fragilidade na formação e preparo dos professores de Ciências do sistema de ensino público de Dom Pedrito para o trabalho com alunos especiais, bem como, um silenciamento das escolas em relação ao trabalho com pessoas com NEE, uma vez que este trabalho não assume papel de destaque nesta esfera. Por isso, acredita-se que a presente pesquisa, bem como as sugestões de atividades indicadas na mesma, contribua para o trabalho com alunos especiais no componente de Ciências.
Abstract: This research aimed to investigate how science teachers understand the inclusion of pupils with special educational needs (SEN) in the classroom work. Had as target science teachers Nature of the state public school system in order to analyze how is the process of teaching this area of knowledge with students with SEN in the city of Dom Pedrito - RS. The work also developed didactic sequences, consisting of suggestions for development activities with the public. The research is methodologically characterized as qualitative, exploratory (GIL, 2002). The instrument used was questionnaire and content analysis was based on Bardin (2015). Conceptions of Inclusive Education are supported by Benite (2009), and Sartoretto Bersch (2014) and linking the same with the Nature of Science Teaching by Lippe and Camargo (2009). It found a weakness in the training and preparation of science teachers in the public education system of Don Pedrito for working with special students, as well as a silencing of schools in relation to work with people with special needs, since this work not assumes a prominent role in this sphere. Therefore, it is believed that this research and the activity suggestions mentioned in it, contribute to working with special students in science component.
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino de ciências da natureza
Educação básica
Inclusive education
Teaching Natural Sciences
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
Citação: SILVEIRA, Idelcides Alexandre Munhoz. A inclusão nas aulas de Ciências: percepção de professores em relação ao trabalho com alunos com necessidades especiais. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito,RS.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2445
Data do documento: 30-Jun-2016
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências da Natureza

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