Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2435
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Reflexões sobre a formação docente a partir do programa institucional de bolsas de iniciação à docência |
Autor(es): | Janke, Marysol Fernandez Garcia |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Everton Fêrrêr de |
1° Membro da banca: | Moscato, Jarbas Parise |
2° Membro da banca: | Lima Júnior, Agnaldo Mesquita de |
Resumo: | O presente trabalho pretende analisar possíveis impactos na formação docente inicial e continuada de professores a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA/ campus Jaguarão - RS. O objetivo principal é contribuir para a formação inicial e continuada de educadores. Acredita-se que a vivência neste programa influencia para o desenvolvimento acadêmico profissional pela inserção em ações realizadas com base nas práticas compartilhadas no programa dentro do campus universitário e nas escola da cidade de Jaguarão - RS. Amparada numa investigação de pesquisa qualitativa usando como método potencial a narrativa na visão de quatro ex-pibidianos e suas trajetórias pessoais dentro do referido curso quando participantes do projeto PIBID atuantes nas escolas; hoje Professores formados, que continuaram seus estudos. |
Resumen : | El presente trabajo pretende analizar los probables impactos en la formación docente inicial y continua de profesores, a partir del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia (PIBID), subproyecto Pedagogía, de la Universidade Federal do Pampa — UNIPAMPA/ campus Jaguarão – RS. Su principal objetivo es contribuir con la formación inicial y continua de educadores. Se estima que la experiencia adquirida mediante este programa, ejerce influencia en el desarrollo académico profesional, mediante la inserción de acciones implementadas a partir de las prácticas compartidas en el proyecto dentro del campus universitario y en una escuela en la periferia de la ciudad de Jaguarão/RS. Nuestro trabajo se apoya en una investigación cualitativa que emplea como método potencial la narrativa, de acuerdo con la experiencia de cuatro expibidianos y sus trayectorias personales, dentro del mencionado curso, mientras participaron en el PIBID que actuaba en las escuelas. Actualmente egresados, ellos continúan sus estudios de postgrado. |
Palabras clave : | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Formação inicial Formação continuada Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia - PIBID Formación inicial Formación continuada |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citación : | JANKE, Marysol Fernandez Garcia. Reflexões sobre a formação docente a partir do programa institucional de bolsas de iniciação à docência. 35p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2435 |
Fecha de publicación : | 13-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarysolFernandezGarciaJanke2017.pdf | Marysol Fernandez Garcia Janke 2017 | 857.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.