Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2420
Tipo: Dissertação
Título: Leitura literária na escola e a formação de leitores: contribuições do projeto Café com livros
Autor(es): Silva, Cristiane Araújo Rapeti da
Primeiro Orientador: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
1° Membro da banca: Medeiros, Vera Lúcia Cardoso
2° Membro da banca: Kunz, Marines Andrea
3° Membro da banca: Rocha, Marcelo da Silva
Resumo: O tema dessa dissertação de mestrado relaciona-se à leitura na escola e formação de leitores e apresenta o desenvolvimento de pesquisa acerca da leitura literária na escola a partir da análise do projeto denominado Café com livros, considerado uma metodologia diferenciada de incentivo à leitura. Tem como principais objetivos refletir acerca da leitura literária e verificar como um projeto de leitura pode contribuir para aproximar alunos dos livros. Além disso, busca compreender qual a importância de formar leitores literários e qual o papel do professor nesse processo. Para realização deste estudo, utilizou-se como metodologia principal a pesquisa-ação, com aplicação de três instrumentos de coleta de dados: a observação do contexto da prática do projeto de leitura, os questionários respondidos pelos alunos e professores participantes e o diário de bordo da pesquisa que colaboraram para a análise das três edições. Além disso, realizou-se pesquisa bibliográfica, centrada em autores como Lajolo (2000), Zilberman (2003), Roger Chartier (1996), Anne-Marie Chartier (1998), Petit (2008), Aguiar (2001), Iser (1996), Kleiman (2000), Ezequiel Silva (1995), Solé (1998), Jouve (2002), Soares (2004), Geraldi (2006), Cosson (2006), envolvendo também o levantamento quantitativo de dados, tabulação e análise de resultados. Ao final do trabalho, apresenta-se uma proposta de como implantar o projeto de leitura nas escolas, produto desta dissertação. Percebeu-se, por meio das análises realizadas, entre outros aspectos, que a formação de leitores literários não é uma tarefa fácil, porém é possível; constatou-se, ainda, que práticas tradicionais de leitura podem e devem ser deixadas de lado com o auxílio de projetos estruturados, com objetivos claros e sem imposição ou obrigatoriedade, cabendo ao professor atuar como incentivador e mediador, pois somente assim conseguiremos contribuir para que a leitura faça parte da vida das nossas crianças e jovens.
Abstract: The subject of this master’s thesis is related to reading at school and education of readers, and presents the development of a research regarding Literary Reading in the school, from the analysis of a project named Café com Livros (Coffee & Books), considered a differentiated methodology to motivate reading. It has as main objectives to promote reflection about Literary Reading and to verify how a school project on reading may contribute to bring students closer to the books and the practice of reading. Besides this, it also seeks to comprehend what the importance of educating literary readers is, and what the teacher’s role is in this process. In order to carry this study out, Research-Action was used as the main methodology, with the application of three instruments to collect data: the observation of the context of the reading practices in the project, the questionnaires answered by students and teachers who participated in it, and the research logbook which collaborated to the analysis of the data collected during the three editions of the project. Besides this, a bibliographic research was done, centered in authors such as Lajolo (2000), Zilberman (2003), Roger Chartier (1996), Anne-Marie Chartier (1998), Petit (2008), Aguiar (2001), Iser (1996), Kleiman (2000), Ezequiel Silva (1995), Solé (1998), Jouve (2002), Soares (2004), Geraldi (2006), and Cosson (2006), also involving the quantitative collection of the data, and the tabulation and analysis of the results. At the end of this work, we present a proposal on how to implement the project on reading in schools, the product of this thesis. It was noticed, by means of the carried out analyses, among other aspects, that the education of literary readers is not an easy task. However, it is possible. And also, that more traditional reading practices should be set aside and be replaced with the help of structured projects, with clear objectives and without being mandatory, and in which the teacher acts as a motivator and mediator, since this seems to be the only way we can contribute to make reading a part of our children and young students’ lives.
Palavras-chave: Projeto de leitura
Formação de leitores
Leitura literária
Escola
Ensino
Docência
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citação: SILVA, Cristiane Araújo Rapeti. Leitura literária na escola e a formação de leitores: contribuições do projeto Café com livros. 220 p. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2420
Data do documento: 20-Mai-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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