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Tipo: Dissertação
Título : Introdução ao letramento informacional digital no estágio supervisionado da Licenciatura em Letras
Autor(es): Custódio, Manuela Bisognin
Primeiro Orientador: Dornelles, Clara Zeni Camargo
2° Membro da banca: Signorini, Inês
3° Membro da banca: Silva, Wagner Rodrigues
Resumo: A necessidade cada vez maior de acompanhar a evolução das tecnologias disponíveis, o processo de inclusão digital e o perfil dos alunos fazem com que o professor precise estar em constante reflexão sobre sua prática e em contínua capacitação não somente tecnológica, mas, também, metodológica. Tomando como base estudos sobre Novos Letramentos e, em particular, sobre Letramento Informacional e Digital, a pesquisa teve por objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento do Letramento Informacional Digital de professores em formação inicial do Curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior do sul do Brasil, observando o processo de busca por ferramentas online para o planejamento de atividades para o ensino de línguas. E por objetivos específicos I) planejar, implementar e avaliar as atividades para o desenvolvimento do LID no ensino superior, aplicado à pesquisa de ferramentas digitais para elaboração de aulas voltadas ao ensino de línguas na educação básica; II) analisar como professores em formação inicial buscam e se apropriam de informações do e no meio digital ao produzirem propostas para o ensino de línguas; III) elaborar um E-book com as atividades propostas em aula para o desenvolvimento de LID. No referencial teórico desta pesquisa discutimos: I) a compreensão dos novos letramentos digitais; II) o desenvolvimento de letramento informacional digital no curso de Letras, observando o letramento dos profissionais em formação, bem como a importância de uma abordagem reflexiva sobre o assunto com professores em formação inicial; e III) as implicações desta formação para o futuro do ensino de línguas, envolvendo a educação de professores e suas práticas de ensino. Esta pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, uma vez que a pesquisadora atuou como observadora e pode fazer inserções juntamente com os demais envolvidos, teve abordagem metodológica interpretativista que proporcionou a análise da sala de aula como local social e permitiu refletirmos sobre o processo de desenvolvimento do LID. Ainda, exploramos o contexto da pesquisa, detalhando a IES – Centro Universitário Franciscano, o Curso de Letras desta IES, o perfil das quatro alunas participantes, matriculadas na disciplina de Estágio II; as etapas da geração de dados sobre o processo de busca de informações em meio digital dos alunos; a análise dos dados obtidos, baseadas nos Estágios de Análise e Modelo de Busca de Informação criado por Ellis (1989), que representaram o desempenho dos alunos sobre o nível de LID dos mesmos; a elaboração, implementação e análise do produto pedagógico, um e-book com atividades propostas e desenvolvidas envolvendo os alunos do curso de Letras. Este estudo pretendeu atuar na formação inicial de professores, incentivando e incluindo-os na reflexão sobre novos letramentos, colaborando assim para que novos profissionais estivessem mais bem preparados paras suas futuras inserções, além de auxiliar na busca e acesso de informações em seus contextos diários. Os resultados mostram o desenvolvimento do LID e o desempenho das alunas participantes, através da análise das propostas criadas para a pesquisa e das atividades por elas elaboradas. Porém, devemos considerar que é necessário ampliar o processo de desenvolvimento do LID para outras disciplinas que compõe o curso de Letras.
Resumen : The increasing need of following the evolution of the available Technologies, the process of digital inclusion, the students profile make, consequently, teachers to be in sustained thinking about their practice and in continuing qualification not only technological, but also methodological. Based in studies about the New Literacies and, particularly, about Digital and Informational Literacy, the research general objective was analyze the process of Digital Informational Literacy development of pre-service teachers, from the Letters Course of a Superior Education Institution in the south of Brazil, observing the process of search for online resources to the planning of activities for language teaching. The specific objectives were I) to plan, implement and evaluate the activities for the development of DIL in the superior education, applied to the research of digital tools for the elaboration of lessons for the language teaching in the basic education; II) to analyze how pre-service teachers search for and get use of information from and in the digital environment when producing activities for the teaching of languages; III) to create an E-book with the activities proposed in class for the DIL development. In the theoretical reference of this research we discussed: I) the comprehension of the new digital literacies; II) the development of digital informational literacy in the Letters Course observing the literacy of the initial education professionals, as well as the importance of a reflexive approach of the subject with the pre-service teachers; and III) the implications of this education for the future of language teaching, involving the education of teachers and their teaching practices. This research is characterized as a research-action, once the researcher performed and could make insertions with the other participants involved. With an interpretativist methodological approach which provided the analysis of the classroom as social place and allowed the participants to think about the process of the DIL development. Yet, we explored the research context, detailing the Institution – the Centro Universitário Franciscano, the Letters Course of this institution, and the profile of the four participants, enrolled in the subject of Estágio II; the steps of data generation about the process of information search in digital environment of students; the analysis of the data obtained, based in the Analyzes Steps and the Information Search Model created by Ellis (1989), which represented the performance of students about their DIL level; the elaboration, implementation and analysis of a pedagogical product, that is an eBook composed by the activities proposed and developed involving the students of the Letters Course. This study intended to act in the initial education of teachers, motivating and including them in the thinking about new literacies, and this way, giving a collaboration so that these professionals be more prepared for their future services, beyond helping in the information search and access in their daily contexts. The results show the development of DIL and the performance of the participants, from the analysis of the proposals created for the research and the activities elaborated by them. However, it is important to consider that it is necessary to enlarge the process of DIL development for other subjects that compose the Letters Course.
Palabras clave : Letramento informacional digital
Formação de professores
Ensino de línguas
Letramento
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Citación : CUSTÓDIO, Manuela Bisognin. Introdução ao letramento informacional digital no estágio supervisionado da Licenciatura em Letras. 141 p. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Línguas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2378
Fecha de publicación : 4-dic-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Línguas

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