Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2326
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Olhares sobre o brincar nos espaços externos da sala de aula em duas escolas de educação infantil do município de Arroio Grande-RS |
Autor(es): | Cunha, Cristiane da Rosa |
Primeiro Orientador: | Aranda, Silvana Maria |
1° Membro da banca: | Pereira, Rachel Freitas |
2° Membro da banca: | Moura, Patrícia dos Santos |
Resumo: | Este artigo apresenta dados coletados em uma pesquisa que investiga o brincar nos espaços externos da sala de aula de duas escolas de Educação Infantil do município de Arroio GrandeRS. A investigação de como se dá o brincar nesses espaços externos da escola e como ele é proposto pelas professoras está pautada em algumas questões iniciais: Quais são os discursos que circulam nas escolas sobre o brincar? Existe um planejamento para o brincar nos espaços externos? Quais as dinâmicas que se estabelecem no brincar nos espaços externos? Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa que teve como instrumentos para a coleta de dados às observações e questionário respondido pelas professoras das turmas observadas das escolas. A partir desta pesquisa pude verificar o quanto a observação, registro e planejamento são importantes em todas as formas do brincar e que, embora nas duas escolas o discurso sobre a importância do brinquedo e brincadeira para o desenvolvimento infantil estivesse presente, o que se via na prática nos mostrava duas realidades absolutamente distintas. |
Abstract: | Este artículo presenta datos recogidos en una búsqueda que investiga el juego en los espacios externos del aula de dos escuelas de Educación Infantil del municipio de Arroyo Grande-RS. La investigación de cómo se juega en esos espacios externos de la escuela y cómo es propuesto por las profesoras está pautada en algunas cuestiones iniciales: ¿Cuáles son los discursos que circulan en las escuelas sobre el juego? ¿Existe una planificación para jugar en los espacios externos? ¿Cuáles son las dinámicas que se establecen en el juego en los espacios externos? Para ello se realizó una investigación cualitativa que tuvo como instrumentos para la recolección de datos a las observaciones y cuestionario respondido por las profesoras de las clases observadas de las escuelas. A partir de esta investigación pude verificar cuánto la observación, registro y planificación son importantes en todas las formas del juego y que, aunque en las dos escuelas el discurso sobre la importancia del juguete y broma para el desarrollo infantil estuviera presente, lo que se veía práctica nos mostraba dos realidades absolutamente distintas. |
Palavras-chave: | Escola Brincadeiras Educação infantil Planejamento Escuela Chistes Educacion infantil Planificación |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Citação: | CUNHA, Cristiane da Rosa. Olhares sobre o brincar nos espaços externos da sala de aula em duas escolas de educação infantil do município de Arroio Grande - RS. 28p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2326 |
Data do documento: | 6-Jul-2017 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CristianedaRosaCunha2017.pdf | Cristiane da Rosa Cunha 2017 | 440.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.