???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2266
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Corrêa, Lúcia Maria Britto-
dc.creatorConceição, Ana Luísa Machado da-
dc.date.accessioned2018-02-15T12:02:31Z-
dc.date.available2018-02-06-
dc.date.available2018-02-15T12:02:31Z-
dc.date.issued2015-11-14-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Ana Luísa Machado da. A aprendizagem da língua portuguesa através da motivação e da emoção obtida pela poesia. 34p. 2015 Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2266-
dc.description.abstractThis work presents a proposal of a Portuguese language teaching practice applied in a 6th grade class. The work was performed during stage I, in E.M.E.F. Dr. João Thiago do Patrocínio, in the period of 6h / a. The proposal came from the dissemination of the 3rd Brazilian Olympiad of Portuguese Language, aiming to bring the students closer to the poetic genre, providing them with a work in which they could play with words, letting their imagination and expressing their desires and feelings in relation to the place where they live, in a relaxed way, arousing the taste for reading and writing poems.  The objective of this work was to reflect on the way students learn and apprehend, seeking the best way to teach. Through the contact with the poems "Rio na sombra" by Cecília Meirelles and "Small cities, big misses ..." by Mena Moreira, students were encouraged, through the stimulus, to write poems. Through experience, stimulation and emotion, we find the path to quality teaching that is both enjoyable and enjoyable for students. Through a proposal of reflection and poetic practice through listening, reading and writing of poetry, a qualitative work was done that enabled the students to communicate, express themselves beyond writing for pleasure, and create the habit of literary reading. This work resulted in a sample of written production of the students, who were able to expose their poetry and share with other school friends their productions and the lived experience.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.titleA aprendizagem da língua portuguesa através da motivação e da emoção obtida pela poesiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.contributor.referee3Kelm, Miriam Denise-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de prática de ensino de Língua Portuguesa aplicada em uma turma de 6º ano. O trabalho foi realizado durante o estágio I, na E.M.E.F. Dr. João Thiago do Patrocínio, no período de 6h/a. A proposta surgiu a partir da divulgação da 3° Olimpíada brasileira de Língua Portuguesa, almejando a aproximação dos educandos com o gênero poético, proporcionando a eles um trabalho em que puderam brincar com as palavras, soltando a imaginação e expressando seus desejos e sentimentos em relação ao lugar onde vivem, de maneira descontraída, despertando o gosto pela leitura e a escrita de poemas. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre o modo como os alunos aprendem e apreendem, buscando a melhor forma de ensinar. Através do contato com as poesias “Rio na sombra” de Cecília Meirelles e “Pequenas cidades, grandes saudades...” de Mena Moreira, os alunos foram incentivados, através do estímulo, a realizarem a escrita de poemas. Encontramos, através da experiência, do estímulo e da emoção, o caminho para realizar um ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, prazeroso para os alunos. Através de uma proposta de reflexão e prática poética por meio de audição, leitura e escrita de poesias, foi realizado um trabalho qualitativo que possibilitou aos alunos comunicarem- se, expressarem-se além de escrever por prazer, e criarem o hábito da leitura literária. Este trabalho resultou em uma mostra de produção escrita dos alunos, que puderam expor suas poesias e compartilhar com os demais colegas da escola suas produções e a experiência vivenciada.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC ANA LUÍSA MACHADO 2015.pdf480.75 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???