???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2201
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Ourique, Maiane Liana Hatschbach-
dc.creatorGaia, Crismara Valério-
dc.date.accessioned2018-02-08T13:57:45Z-
dc.date.available2017-12-19-
dc.date.available2018-02-08T13:57:45Z-
dc.date.issued2017-12-08-
dc.identifier.citationGAIA, Crismara Valério. Barbárie contemporânea no contexto educacional: paradoxos da docência diante de reportagens do site g1.com. 30p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2201-
dc.description.abstractLos medios de comunicación son uno de los escenarios en el que la barbárie se transfigura y que, por cosiguiente, auxilian en la perpetuación y naturalización de la violecia dentro de los diversos segmentos sociales, culturales, políticos y económicos. Las imágenes y autoimágenes de la docencia cargan con una serie de tabúes de los cuales no nos desvincularemos sin que suceda un proceso de reflexión y conscientización de forma general. De este modo, el suigiente trabajo tiene como objetivo discutir las imágenes y autoimágenes de la docencia en contextos de barbárie. Por lo tanto, la presente investigación se pauta en la necesidad de compreender los presupuestos de violencia y cuáles son los impactos de la barbárie cotemporánea en la profesión y en el trabajo docente. Buscamos aqui, con el propósito de debatir, problematizar y reflexionar acerca del papel del profesor, presentar un mapeo realizado en un medio de comunicación popular que retrata la violencia en diversos aspectos educacionales. En estas circustancias, la violecia se vuelve uno de nuestros objetos de investigación, juntamente con las paradojas de la docencia, en una perspectiva de tabúes y barbárie que se cotinuan perpetuando. Partiendo de una metodologia quantiqualitativa, utilizamos un análisis hermenéutico para que los contextos presentados en los reportajes pudieran ser compreendidos dentro de su historicidad. Aunque los discursos acerca de la docencia se encuetren impregnados de tabúes, mensuraciónes y contradicciones de la propia profesión y de las críticas sociales, pretendemos desplayarnos en discusiones que arrojen luz sobre el hecho de que la violecia además de ser severa, puede dificultar, equivocar y fortalecer prácticas autoritárias, prejuicios, discriminación, indiferencia, frialdad y aniquilamientos subjetivos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectBarbáriept_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectBarbáriept_BR
dc.titleBarbárie contemporânea no contexto educacional: paradoxos da docência diante de reportagens do site g1.compt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Ouriques, João Luis Pereira-
dc.contributor.referee2Machado, Juliana Brandão-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoA mídia é um dos cenários em que a barbárie se transfigura e, por conseguinte, auxilia na perpetuação e naturalização da violência em diversos segmentos sociais, culturais, políticos e econômicos. As imagens e autoimagens da docência carregam consigo tabus os quais não nos desvincularemos sem que haja um processo de reflexão e conscientização de um modo geral. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo debater as imagens e autoimagens da docência em contextos de barbárie. Assim, esta pesquisa pauta-se na necessidade de compreender os pressupostos da violência e quais são os impactos da barbárie contemporânea na profissão e trabalho docente. Buscamos aqui, com o propósito de debater, problematizar e refletir acerca do do papel do professor, apresentar um mapeamento feito em uma mídia popular o qual retrata a violência em diversos aspectos educacionais. Nessas conjunturas, a violência se torna um dos nossos objetos de pesquisa, juntamente com os paradoxos da docência, na perspectiva dos tabus e da barbárie que continua a se perpetuar. A partir de uma metodologia quanti-quali, utilizamos uma análise hermenêutica para que os contextos apresentados nas reportagens pudessem ser compreendidos em sua historicidade. Embora os discursos sobre a docência sejam acompanhados por tabus, mensurações e contradições da própria profissão e das críticas sociais, procuramos explanar discussões que elucidam o quanto a violência, além de severa, pode dificultar, equivocar e fortalecer práticas de autoritarismo, preconceito, discriminação, indiferença, frieza e aniquilamentos subjetivos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Pedagogia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CrismaraValérioGaia2017.pdfCrismara Valério Gaia 2017400.32 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???