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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110)
Autor(es): Lopes, Fernando Hendges
Primeiro Orientador: Wiedenhöft, Aldoni Gabriel
Resumo: A união entre diferentes materiais está cada vez mais tendo uma maior importância, pois ajuda na diminuição do peso dos componentes. Neste contexto, surgiu a solda por fricção Friction Stir Welding (FSW), onde foi desenvolvido e patentado no The Welding Institute (TWI) no Reino Unido em 1991 (THOMAS et al., 1991), que consiste na união dos materiais no estado sólido por deformação plástica através de uma ferramenta não consumível. Os principais parâmetros para obter uma junta de qualidade neste processo são a geometria da ferramenta, velocidade de rotação, velocidade de avanço e ângulo inclinação. O presente trabalho tem como objetivo principal a análise de uma solda por fricção FSW entre o alumínio (6060 T5) e o cobre (C110) variando a velocidade de rotação em 1000, 1500 e 2000 rpm e a velocidade de avanço em 10 e 20 mm/min, tendo assim como finalidade a obtenção de uma junta de qualidade, e como objetivo específico, a análise dos resultados através de inspeção visual, ensaio de tração e macrografia. Obtendo uma combinação dos parâmetros, foram feitos seis parâmetros de soldagem, onde foi utilizado um centro de usinagem para a realização do mesmo. A ferramenta utilizada foi fabricada com um aço SAE H13 e aplicado têmpera e revenido, obtendo assim uma dureza de aproximadamente 54 HRC. Com os resultados, foi realizado uma inspeção visual, que detectou alguns defeitos, já no ensaio de tração foi possível analisar o melhor parâmetro de soldagem, através de gráficos de tensão e alongamento e dados estatísticos e para a macrografia foram detectados defeitos no qual não eram visíveis a olho nu. Com estas análises, chegou-se ao melhor parâmetro de soldagem para esta união, sendo assim, os objetivos propostos desde trabalho foram alcançados.
Abstract: The union between different materials is increasingly having a greater importance, as it helps in reducing the weight of the components. In this context, Friction Stir Welding (FSW) friction welding was developed, where it was developed and patented at The Welding Institute (TWI) in the United Kingdom in 1991 (THOMAS et al., 1991), which consists of joining the materials in the solid state by plastic deformation through a non-consumable tool. The main parameters to obtain a quality joint in this process are the tool geometry, speed of rotation, feed rate and slope angle. The main objective of the present work is the analysis of an FSW friction weld between the aluminum (6060 T5) and the copper (C110) varying the speed of rotation in 1000, 1500 and 2000 rpm and the speed of advance in 10 and 20 mm / min, with the purpose of obtaining a quality joint, and as a specific objective, the analysis of the results through visual inspection, traction test and macrography. By obtaining a combination of the parameters, six welding parameters were made, where a machining center was used to perform the same. The tool used was manufactured with a SAE H13 steel and applied quenching and tempering, thus obtaining a hardness of approximately 54 HRC. With the results, a visual inspection was performed, which detected some defects, and in the tensile test it was possible to analyze the best welding parameter, through voltage and elongation graphs and statistical data, and for the macrography defects were detected in which were not visible to the naked eye. With these analyzes, we reached the best welding parameter for this union, and thus, the objectives proposed since work were achieved.
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Alumínio
Cobre
Fricção
Mechanical engineering
Aluminum
Copper
Friction
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: LOPES, Fernando Hendges. Análise de uma solda linear de topo por fricção (fsw) entre alumínio (6060 t5) e cobre (c110). 58p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2194
Data do documento: 30-Nov-2017
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