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dc.contributor.advisor1Hoff, Debora Nayar-
dc.creatorSineriz, Aparicio Federico Saravia-
dc.date.accessioned2018-01-09T11:15:12Z-
dc.date.available2018-02-05-
dc.date.available2018-01-09T11:15:12Z-
dc.date.issued2017-12-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2047-
dc.description.abstractIt is known as reprimarization of the exporting agenda exports to the process of specialization in trading primary or non-industrial goods. This tends to be a feature of economies that have not yet reached industrial development or are not competitive internationally in competition between these products. There are signs that perhaps Brazil's exporting agenda, despite all the effort of industrialization made over its history, is undergoing to a process of reprimarization. The general objective of this research is to analyze if there is a tendency of reprimarization in the Brazilian export agenda in the period of 2001-2016. And if this trend continues with the repercussions of the sub-prime crisis of 2008 since this could have implications of dependence with trading partners as a recovery mechanism. This research utilizes a quantitative approach research that uses bibliographic and documentary research techniques and secondary databases. The analysis will be realised with descriptive statistics and by the triangulation between these results and the results obtained by similar researches already published. The results found were an increase in the exports of primary products in the period observed, and a reduction in the volume of exports of manufactured products, presenting a tendency of reprimarization in the export agenda. In conjunction with this, was observed a significant increase in volume exported to the Chinese market. Finally, it was noted that the 2008 crisis did not have an impact on this trend, but China can be seen as a mean of recovery in the post-crisis recession period due to the volume of exports rising even in periods of recession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReprimarizaçãopt_BR
dc.subjectComércio Internacionalpt_BR
dc.subjectPauta de Exportaçõespt_BR
dc.subjectChinapt_BR
dc.subjectReprimarizationpt_BR
dc.subjectInternational Tradingpt_BR
dc.subjectExporting Agendapt_BR
dc.titleReprimarização da pauta de exportações brasileira: uma análise da influência da Chinapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8285936E6pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773468T9pt_BR
dc.contributor.referee1Redivo, André da Silva-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Margarete Leniza Lopez-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594957D3pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473993H7pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEntende-se reprimarização de uma pauta de exportações ao processo de especialização na comercialização de bens primários ou não industriais. Esta tende a ser uma característica de economias que ainda não alcançaram o desenvolvimento industrial ou que não são competitivas internacionalmente na concorrência entre estes produtos. Existem sinalizações de que talvez a pauta exportadora brasileira, apesar de todo o esforço de industrialização feito ao longo do tempo, esteja passando por um processo de reprimarização. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se há uma tendência de reprimarização na pauta de exportações brasileira no período de 2001-2016. E se essa tendência se mantém com as repercussões da crise sub-prime de 2008 já que esta poderia trazer implicações de dependência com os parceiros comerciais como mecanismo de recuperação. É uma pesquisa de enfoque quantitativo a qual usa técnicas de pesquisa bibliográfica e documental e bases de dados secundários. A análise dos mesmos será feita por estatística descritiva e por triangulação entre estes resultados e os resultados obtidos por pesquisas semelhantes já publicadas. Os resultados encontrados foram um aumento nas exportações dos produtos primários no período observado, e uma redução do volume de exportações de produtos manufaturados, apresentando uma tendência de reprimarização na pauta exportadora. Conjuntamente com isso, foi observado um expressivo aumento do volume exportado para o mercado Chinês. Finalmente, observou-se que a crise de 2008 não apresentou um impacto nesta tendência, porém, é possível observar a China como um meio de recuperação no período de recessão pôs-crise decorrente do volume de exportações em aumento mesmo em períodos de recessão.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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Monografia.pdfTCC-CD Aparicio Federico Saravia Sineriz1.19 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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