Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2044
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A formação do administrador e a sua orientação profissional para o mercado de trabalho: a percepção dos acadêmicos de uma universidade privada do interior do Rio Grande do Sul |
Título(s) alternativo(s): | The training of the administrator and his professional orientation for the labor market: the perception of the academics of a private university of the interior of Rio Grande do Sul |
Autor(es): | Adão, Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira |
Resumo: | Compreendendo a expansão do ensino superior no país, a complexidade da função de administrador e a necessidade das universidades formarem administradores capacitados para o mercado de trabalho, este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos acadêmicos de uma Universidade privada do interior do Rio Grande do Sul a respeito das ações desenvolvidas pela instituição no que se refere à formação e orientação do administrador para o mercado de trabalho. Quanto à metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa, do qual foram realizadas entrevistas com acadêmicos egressos de uma Universidade privada do interior do Rio Grande do Sul, sendo estas entrevistas via e-mail e guiadas por um roteiro estruturado. Nos resultados foi possível visualizar a percepção dos entrevistados em relação à formação profissional proporcionada pela universidade, sendo que um ponto de relevância nesse estudo é o fato de que, embora a instituição possua preparação voltada ao mercado de trabalho, ainda resta um caminho de aproximação a ser trilhado pela mesma, como forma de proporcionar maior familiaridade dos seus formandos com a atuação profissional. Tal fato se dá visto que, com esta pesquisa foi possível observar alguns pontos de insatisfação quanto ao aprendizado adquirido ao longo do Curso de Administração, inclusive no que tange à relação teoria e prática. |
Abstract: | Understanding the expansion of higher education in the country, the complexity of the administrator role and the need for universities to be trained administrators for the labor market, this study aimed to analyze the perception of the academics of a private University of the interior of Rio Grande do Sul regarding the actions developed by the institution regarding the training and orientation of the administrator for the labor market. As for the methodology, a qualitative approach was chosen, in which interviews were conducted with graduates from a private university in the interior of Rio Grande do Sul, these interviews being e-mailed and guided by a structured script. In the results, it was possible to visualize the interviewees' perception regarding the professional training provided by the university, and a point of relevance in this study is the fact that, although the institution is prepared for the labor market, there is still a way of approaching be traced by the same, as a way to provide greater familiarity of its trainees with the professional performance. This fact shows that with this research it was possible to observe some points of dissatisfaction regarding the learning acquired during the Administration Course, including regarding the relation theory and practice. |
Palavras-chave: | Formação do administrador Universidade privada Mercado de trabalho Administrator training Private university Job market |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2044 |
Data do documento: | 30-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais e Aplicadas--Anais de Conferências , Resumos e Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
XVII Colóquio Internacional de Gestão Universitária.pdf | 187.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.