Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2023
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Língua portuguesa e literatura na sala de aula: uma união possível |
Autor(es): | Valério, Cleusa Maria da Silva |
Primeiro Orientador: | Camargos, Moacir Lopes de |
1° Membro da banca: | Camargos, Moacir Lopes de |
2° Membro da banca: | Giovani, Fabiana |
3° Membro da banca: | Mendes, Sandro Martins Costa |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar a possibilidade de articulação do ensino da Língua Portuguesa através de textos literários no ensino fundamental, desmistificando a ideia de que uma língua e literatura devem ser trabalhadas separadamente. Embasada em Geraldi (2006), Gontijo (2006), Lajolo (2002), Zylberman (2005), e outros autores, e no trabalho desenvolvido por uma professora de Língua Portuguesa em uma escola pública de Bagé, com turmas de 7º. ano durante o estágio em 2009, investigou-se as estratégias de ensino adotadas e a inter-relação dos conteúdos trabalhados em sala de aula e a aprendizagem dos alunos. Constatou-se que as dificuldades de aprendizagem envolvem muitos fatores e que os problemas na escrita se relacionam em grande parte, à falta de leitura. Que procedimento diferenciado, aproximado do dia-a-dia do aluno lhe permite maior compreensão do texto e que o contato com texto literário facilita a produção textual. A análise dos dados ainda permitiu constatar que o ensino da gramática fica mais facilitado através desse tipo de prática utilizada pela professora, e pode-se afirmar que é possível unir o ensino da Língua Portuguesa com a literatura em sala de aula, usando o texto como instrumento de reflexão que possibilita o aluno se tornar um leitor e produtor reflexivo. |
Abstract: | El objetivo de esta investigación fue investigar la posibilidad de articulación de la enseñanza de la Lengua Portuguesa a través de textos literarios en la enseñanza fundamental, desmitificando la idea de que una lengua y literatura deben ser trabajadas separadamente. (En el caso de las mujeres), en el caso de las mujeres, en el caso de las mujeres. durante la etapa en 2009, se investigó las estrategias de enseñanza adoptadas y la interrelación de los contenidos trabajados en el aula y el aprendizaje de los alumnos. Se constató que las dificultades de aprendizaje involucra muchos factores y que los problemas en la escritura se relacionan en gran parte, a la falta de lectura. ¿Qué procedimiento diferenciado, aproximado del día a día del alumno le permite mayor comprensión del texto y que el contacto con texto literario facilita la producción textual. El análisis de los datos aún permitió constatar que la enseñanza de la gramática se facilita más a través de este tipo de práctica utilizada por la profesora, y se puede afirmar que es posible unir la enseñanza de la lengua portuguesa con la literatura en el aula, usando el texto como " instrumento de reflexión que posibilita al alumno convertirse en un lector y productor reflexivo. |
Palavras-chave: | Letras Literatura portuguesa Literatura Aprendizagem Sala de aula Educação Ensino |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licença: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2023 |
Data do documento: | 5-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cleusa Maria da Silva Valério 2011.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas | 20.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons