Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1964
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título : | Em direção a uma economia de aprendizado? análise da dinâmica econômica-espacial sobre a implantação da Universidade Federal do Pampa |
Autor(es): | Molinari, Gisele |
Primeiro Orientador: | Juchem Neto, João Plínio |
Resumo: | Este estudo tem como eixo central a implantação da Universidade Federal do Pampa e a compreensão do desenvolvimento regional. Por isso, refere-se à dinâmica econômico-espacial de parte da mesorregião Metade Sul do Rio Grande do Sul. A fundação da universidade nessa região perpassa um propósito de desenvolvimento no sentido de redução das desigualdades sociais e regionais. Porquanto, a mesorregião diferenciada Metade Sul é identificada com desenvolvimento inferior e com baixo dinamismo econômico no estado. Dessa forma, o estudo preocupa-se em entender impactos sobre a instalação da Universidade, como parte de uma política de desenvolvimento, que se manifestem na transformação da economia regional. O objetivo é, então, realizar uma análise evolutiva da economia da região onde a Universidade Federal do Pampa se insere. A abordagem teórica desdobra-se na economia do aprendizado e no desenvolvimento regional, uma vez que i conhecimento é visto como recurso estratégico para o desenvolvimento. O trabalho é exploratório e descritivo, com tratamento quantitativo da variável de empregos, de estabelecimentos e de remuneração média. Assim, analisa-se a dinâmica regional, conforme a tendência, a variação e a evolução, no período de 1994 a 2014, no espaço microrregional que envolve as unidades universitárias. Pode-se assimilar que o setor público utilizou-se de sua função alocativa para fomentar externalidades positivas, investindo em capital humano para o desenvolvimento, bem como sua atuação condiz com uma política expansionista, que eleva a demanda agregara. Dentro disto, verifica-se o crescimento do setor terciário, em uma sociedade de consumo e em uma economia mais voltada para o mercado interno. Particularmente, na segunda metade do período analisado, observa-se tendência de crescimento do número de estabelecimentos e de empregos ativos e, entre os municípios de cada microrregião, constata-se diminuição das desigualdades, o que pode significar a difusão do crescimento a partir de municípios-pólo, que são sede da Universidade. Entretanto, ainda, prepondera a especialização na região, sendo exportadora, sobretudo quanto ao setor primário. Portanto, é relevante que a região alcance autonomia para convergir fatores exógenos e endógenos, aproveitando um arranjo de conhecimento, em um processo de aprendizagem que é potencial para o desenvolvimento econômico regional. |
Resumen : | This study considers na approximation between the establishment of the Federal University of Pampa and the understanding of regional development. In this sense, it refers to regional economic dynamics on parto f Metade Sul of the Rio Grande do Sul State. The foundation of the University in this region to consist with a development purpose in order to reduce social and regional inequalities. Since, Metade Sul region is considered with less development in theis State and has low economic dynamism. Therefore, this study is concerned to understand impacts on the impantation of the University, expressing on the transformation of the regional economy, as part a development policy. Then, the ai mis to analyze the evolution of the economy of region where the University is inclued. The theoretical approach is based on the learning economy and the regional development, bacause knowledge is seen as a stretegic resource for development. Research is explorative and descriptive, with quantitative treatment of the variables of employment, enterprise and income. Thus, I analyze the regional dynamics according to the tendency, variation and evolution in the period grom 1994 to 2014 in the regional área surrounding the university units. It is perceived that public sector sought to foster positive externalities, by investing in human capital for development, as well as na expansionista policy, which raises aggregate demand. In turn, it is observed growth of tertiary sector, amid a consumer society and na economy more concerning the domestic Market. In particular, in the second half of the period, there is a growth trend in the nunber of enterprises and employment. Furthermore, between the municipalities, there is reduction of inequalities, wherein spread of growth may have occurred from the central minucipalities, which lost the University. However, specialization predominates in teh region of implantation of the University, especially for the primary sector. Therefore, it is importante that the region to chieve autonomy in order to converge exogenous and endogenous factors, taking advantage of na arrangement of knowledge in a learning process that is potencial dor regional economic development. |
Palabras clave : | Engenharia econômica Conhecimento Universidade Economia regional Aprendizado Desenvolvimento econômico Economic engineering Knowledge University Regional economics Learnig Economic development |
CNPQ: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citación : | MOLINARI, Gisele. Em direção a uma economia de aprendizado? análise da dinâmica econômica-espacial sobre a implantação da Universidade Federal do Pampa. 160 p. 2016. Monografia (Especialização em Engenharia Econômica) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1964 |
Fecha de publicación : | 30-oct-2016 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Engenharia Econômica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gisele Molinari - 2016.pdf | 122.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.