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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de ligações semirrígidas em estruturas metálicas: comparação entre modelos
Autor(es): Sánchez, Bárbara dos Santos
Primeiro Orientador: Milani, Alisson Simonetti
Coorientador: Lübeck, André
Resumo: No dimensionamento das estruturas metálicas são realizadas algumas idealizações e simplificações do seu comportamento, como exemplo pode-se citar o comportamento idealizado das ligações entre elementos estruturais em rígidas ou flexíveis. Entretanto, sabe-se que o desempenho real é diferente do idealizado e as ligações apresentam comportamentos de rigidez parcial em diversos graus, desta maneira podem ser caracterizadas pelo seu comportamento rotação em função do momento aplicado. Nota-se que as ligações desempenham papel importante no comportamento global das estruturas de aço, e quando seu comportamento é idealizado no projeto, os esforços resultantes são alterados. Desta maneira, o presente trabalho, ao estudar o comportamento semirrígido de uma ligação do tipo cantoneira de topo e assento, visa evidenciar a importância da análise deste comportamento. Para a realização deste estudo, foram analisados quatro métodos de obtenção da curva momento x rotação: modelo polinomial de Frye & Morris; modelo potencial de Ang & Morris; Método das Componentes - Eurocode (2005); Método dos Elementos Finitos (MEF). Na análise via MEF, a ligação foi modelada no software ANSYS, e os resultados deste método foram utilizados como referência para comparação com as demais. Concluiu-se que existe uma variação considerável entre os métodos utilizados para obtenção da rigidez da ligação, e que para todos os métodos estudados a ligação apresenta um comportamento semirrígido, dessa forma, torna-se importante de ser considerada a semirrigidez da ligação na análise estrutural.
Abstract: In the design of metal structures some idealizations and simplifications of their behavior are realized, the idealized behavior of the connections between structural elements in rigid or flexible, for example. However, the real performance is different from the idealized and the connections present behaviors of partial stiffness in several degrees, in this way connection can be characterized by their behavior rotation as a function of the applied moment. It is noted that connections are an important part in the overall behavior of steel structures, and when their behavior is idealized in design, the resulting stresses are altered. In this way, the present work, studies the semi - rigid behavior of a top - and - seat angle type connection, due to highlight the importance of the analysis of this behavior. For this study, four methods were used due to analyzing the moment x rotation curve: Frye & Morris polynomial model; Potential model of Ang & Morris; Component Method - Eurocode (2005); Finite Element Method (MEF). In the MEF analysis, the connections was modeled in the ANSYS software and the results of this method were used as reference for comparison with the others. It was concluded that there is a considerable variation between the methods used to obtain the connection stiffness, and for all the methods studied, the connection presents a semi-rigid behavior, in this way, it shows that is important considerer the connection semi-rigidity behavior in structural analysis.
Palavras-chave: Engenharia civil
Estruturas metálicas
Ligações semirrígidas
Análise estrutural
Estrutura de aço
Steel Structures
Semi-Rigid Connections
Semi-rigid Joints
Structural Analysis
Civil engineering
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: SÁNCHEZ, Bárbara dos Santos. Estudo de ligações semirrígidas em estruturas metálicas: comparação entre modelos. 72p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1898
Data do documento: 30-Nov-2016
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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