Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1805
Tipo: | Monografia de Especialização |
Título: | Uso do xadrez como ferramenta de apoio de ensino aprendizagem da matemática |
Autor(es): | Lopes, Leni Isabel Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Pinto, Marcelo Cezar |
Resumo: | O xadrez é um esporte que tem sido trabalhado e divulgado em muitas escolas brasileiras, como forma de melhorar o rendimento escolar e desenvolver a capacidade de raciocínio e concentração dos alunos. Este trabalho teve como objetivo mostrar que o jogo de xadrez auxilia no desenvolvimento da aprendizagem, facilitando, principalmente, a interação entre professores e alunos, mas para que possa ter melhores resultados no rendimento escolar precisa ser trabalhado durante todo o período letivo. Ele desenvolve todo o processo usado para resolver situações problemas de matemática, trabalha a análise do problema de maneira geral e prevê resultados, fazendo uma análise crítica dos resultados obtidos. O desenvolvimento do projeto foi realizado na E.M.E.B. Luíza de Freitas Valle Aranha, na cidade de Alegrete/RS com 18 alunos voluntários da 6ª série. O método de verificação de desempenho foram duas provas (entrada e saída) com 20 questões objetivas de raciocínio lógico. Os alunos demonstraram melhora no desempenho, mas não foi possível deduzir que a prática do xadrez tenha sido causa disso. |
Abstract: | Chess has been teached as a sport in many brazilian schools. It is assumed that chess improves the students grades and develops their focus and reasoning skill. In this work we intended to show that chess games enhance the students learning and the teacher-student relation. But we discovered that for better results in grades it is necessary to have chess classes during all the school year. Chess develops all processes needed to solve math problems, works problem analysis in general, makes students preview results and think about the obtained results. This work was conducted at "E.M.E.B. Luíza de Freitas Valle Aranha" school in Alegrete city with 18 volunteer students from 6th grade. The students improvement was measured with 2 applications of the same 20 logical reasoning questions examination (one before the classes and the other after). The students performance improved, but it was not possible to assure that the chess practice had been its cause. |
Palavras-chave: | Matemática Xadrez Raciocínio lógico Aprendizagem Educação Mathematics Chess Logical reasoning Learning Education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Alegrete |
Citação: | LOPES, Leni Isabel Gonçalves. Uso do xadrez como ferramenta de apoio de ensino aprendizagem da matemática. 51p. 2011. Monografia (Especialização em Tecnologia no ensino de Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1805 |
Data do documento: | 2-Dez-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Tecnologia no Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso do xadrez como ferramenta de apoio de ensino aprendizagem da matemática.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.