Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1772
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
Autor(es): Coronel, Jonathan Cuello da Silva
Primeiro Orientador: Lima, Luiz Edgar Araújo
Coorientador: Isabela Braga da , Matta
1° Membro da banca: Isabela Braga da, Matta
2° Membro da banca: Ciro André de Lima , Campão
Resumo: A satisfação dos funcionários é uma resposta fundamental à empresa, tornando-se um importante objeto de estudo podendo influenciar de forma positiva ou negativa na organização. Todas as empresas modernas procuram entender a satisfação dos seus funcionários para tentar reverter isso em diminuição de custos, já que uma empresa com funcionários insatisfeitos tende a ter um alto nível de rotatividade, absenteísmo e ruídos capazes de denegrir a imagem da organização. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários de uma rede de supermercados situada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, através de questionários na área operacional da empresa (empacotadores, operadores de caixa, repositores e balconistas). Dentre os resultados destaca-se que à partir dos dados obtidos foi possível perceber que os funcionários estão satisfeitos, porém existem variáveis pontuais a serem trabalhadas, como salários e promoções que podem acarretar em um retorno ainda maior.
Resumen : The employee satisfaction is a key response to the company, making it an important object of study, may influence positively or negatively on the organization. All modern companies try to understand the satisfaction of their employees in order to reverse this at lowering costs, since a company with unhappy employees tend to have a high level of turnover, absence and rumors that can spoil the organization's image. This study aims to identify the level of satisfaction of the employees of a supermarket chain located on the western border of Rio Grande do Sul. The methodology used was a descriptive study with a quantitative and qualitative approach, through questionnaires in the operational area of the company (packagers, cashiers, stockers and clerks). Among the results, we found out that the obtained data revealed that employees are satisfied, but there are specific variables to be worked, such as salaries and promotions that may result in a greater feedback.
Palabras clave : Satisfação
Liderança
Cultura organizacional
Motivação
Organização
Satisfaction
Leadership
Organizational culture
Motivation
Organization
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772
Fecha de publicación : 28-nov-2016
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jonathan Coronel.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.