Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1735
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Avaliação da influência do tempo de cura na estabilização de solos lateríticos com adição de cal e cimento
Autor(es): Thomas, Maurício
Primeiro Orientador: Budny, Jaelson
Resumo: Com o intuito de buscar soluções alternativas no Sistema Rodoviário Brasileiro, o presente estudo visa conhecer melhor os solos lateríticos para serem utilizados em bases e sub-bases de pavimentos, melhorando suas propriedades com adições de cal e cimento. Dos materiais utilizados na pesquisa, o solo provém do município de Cândido Godói-RS, a cal é do tipo hidratada de classe CH-II Dolomítica e o cimento é do tipo Portland de classe CP-IV. De início, realizou-se a caracterização do solo, podendo desta maneira, qualificá-lo em três tipos de classificações diferentes: pela metodologia MCT o solo apresentou-se como sendo argiloso laterítico; pela Classificação Unificada como pertencente ao grupo MH; e pela Classificação TRB pertencente ao grupo A 7-5. Além dos ensaios de caracterização, foram executados o ensaio Físico-Químico para estimar a quantidade de cal necessária a ser utilizada na mistura. Para o teor de cimento a ser utilizado, seguiu-se as recomendações da ASTM D 3282. Para a determinação da massa específica das misturas, juntamente com a umidade ótima das mesmas, foram realizados ensaios de compactação Mini- Proctor. As moldagens dos corpos de prova (CP’s) foram executadas utilizando-se misturas de solo + cal e solo + cimento, além de CP’s de solo puro. A proporção de adição de cal ficou em 6% e a adição de cimento em 10%. Foram moldados 28 CP’s cilíndricos de dimensões 5 x 10 cm de cada composição e deixados em cura em temperatura controlada durante 7, 28, 56, 90, 120, 180 e 270 dias. Após cada idade de cura, os corpos de prova de cada mistura foram submetidos ao Ensaio de Compressão Simples. Ao final dos rompimentos, percebeu-se que a adição de solo + cal não apresentou um ganho substancial na resistência, diferente da mistura de solo + cimento, que desde os 7 dias atingiu o valor de 2,1 Mpa de resistência. Outro dado relevante, é que em todas as misturas houve um aumento na rigidez das amostras, diminuindo desta forma as deformações encontradas na camada final de revestimento. Conclui-se assim, que houve uma melhora nas propriedades do solo com as adições de cal e cimento, havendo um aumento tanto na resistência, quanto na rigidez do solo estudado.
Resumen : With the intention of seek alternative solutions in the Brazilian Highway System, this study aims to better understand the lateritic soils for use in bases and sub-bases pavements, improving its properties with the additions of lime and cement. For the materials used in this research, the soil comes from the town of Candido Godoi-RS, the lime is hydrated of the class CH-II Dolomite and the cement is of the Portland type and the class is CP-IV. As a first step, the caracterization of the soil was realized, qualifying it for three types of diferent classifications: in the MTC metodology, the soil showed to be a argillaceous laterite type; in the Unified Classification it belongs to the MH group; and for the TRB classification it belongs to the A 7-5 group. Besides the characterization tests, Physical-Chemical tests were performed to estimate the amount of lime required to be used in the mixture. For the cement content to be used the ASTM D 3282 recommendations was followed. To determine the density, and the optimum moisture of the mixture, Mini Proctor compression tests were performed. The molding of the samples (CPs) were performed using a mixtures of soil + lime and soil + cement as well as pure soil samples. The proportion of lime addition was 6% and the addition of cement was 10%. Twenty eight cylindrical CPs were molded with the dimensions of 5 x 10 cm and each composition was allowed to cure at controlled temperature for 7, 28, 56, 90, 120, 180 and 270 days. After each cure age, the samples of each mixture were subjected to simple compression test. At the end of the compression test, it was noted that the addition of soil + lime did not showed a substantial gain in strength, unlike the mixture of soil + cement, hitting 2.1 Mpa of resistence within the first seven days of cure. Another important fact is that in all mixtures there was an increase in the stiffness of the samples, thus reducing the deformations found in the final coating layer. Therefore it is concluded that there was an improvement in soil properties with lime and cement additions, with an increase of both the resistance and stiffness in all the studied soils.
Palabras clave : Civil engineering
Stabilization of soils
Lateritic soils
Soil-cement
Solo-lime
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1735
Fecha de publicación : 20-jun-2016
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons