Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/173
Tipo: Dissertação
Título : A Inserção de Tópicos de Astronomia no Ensino Médio Politécnico, o Seminário Integrado e a Articulação do Conhecimento
Autor(es): Vasconcelos, Francelina Elena Oliveira
Primeiro Orientador: Marranghello, Guilherme Frederico
Resumo: Este trabalho apresenta a proposta desenvolvida em sala de aula, com uma turma da segunda série do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, localizada na zona urbana, em Caçapava do Sul, RS. Através deste trabalho foram desenvolvidas, sob a articulação da disciplina de Seminário Integrado, atividades referentes ao estudo da Astronomia para, desta forma, realizar um estudo sobre o potencial de articulação que este tema exerce, bem como sua capacidade de promover um trabalho interdisciplinar e integrado das diferentes áreas do conhecimento. Em sua execução, foram empregadas estratégias diversas no sentido de fomentar o trabalho em grupos, o diálogo, a interatividade e a construção coletiva, contemplando assim, algumas recomendações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, dos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como o Regimento que norteia o Ensino Médio Politécnico. Durante o desenvolvimento da sequência didática, foram privilegiadas situações de aprendizagem que evidenciaram a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, apresentadas por Ausubel, e a interação social proposta por Vygotsky, numa busca de aproximação com as teorias da aprendizagem significativa e da mediação. A sequência didática foi desenvolvida através de oito tópicos apresentados, buscando aprofundamento e complexidade dos conteúdos relacionados, sobre os quais foram propostos instrumentos e formas diversas de abordagem, como leitura e discussão de textos, visitas orientadas e atividades experimentais, dentre outros, finalizando com a apresentação dos trabalhos elaborados no Seminário Interdisciplinar. A análise dos dados obtidos, a partir da implementação desta proposta, ocorreu de forma qualitativa por meio da aplicação de questionários, realização de entrevistas, confecção de mapas conceituais e de outras produções elaboradas ao longo do processo; e quantitativa, por meio dos testes aplicados.
Resumen : This work presents a proposal developed in the classroom, with a class of second grade of high school at the Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção, located in the urban area in Cacapava do Sul, RS. Through this work were developed under the coordination of the discipline of Integrated Seminar, activities relating to the study of astronomy to thereby carry out a study on the potential for joint exercises this theme as well as its ability to promote an interdisciplinary and integrated work from different fields of knowledge. In its execution, were employed various strategies to encourage group work, dialogue, interactivity and collective construction, thus contemplating some recommendations of the Law of Guidelines and Bases of Education, National Curriculum Standards, as well as the Rules that guides the Polytechnic Education. During the development of the instructional sequence, learning situations that showed progressive differentiation and integrative reconciliation, presented by Ausubel, and social interaction proposed by Vygotsky, a search approach with theories of meaningful learning and mediation were privileged. The instructional sequence was developed through eight topics presented, seeking depth and complexity of related content, on which were proposed instruments and various approaches, such as reading and discussion of texts, guided tours and experimental activities, among others, ending with the presentation of works produced in Interdisciplinary Seminar. The analysis of data obtained from the implementation of this proposal were guided by a qualitative research through the use of questionnaires, interviews, preparation of concept maps and other elaborate productions throughout the process; and quantitatively by means of the tests.
Palabras clave : Estudo de astronomia
Articulação do conhecimento
Interdisciplinaridade
Study of astronomy
Articulation of knowledge
Interdisciplinarity
Editorial : Universidade Federal do Pampa
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/173
Fecha de publicación : 1-ago-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
127110006.pdf4.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.