Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1705
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A representação da Dengue em Livros Didáticos de biologia utilizados em escolas públicas no município de Uruguaiana - RS
Autor(es): Ferreira, Fernando Cardoso
Primeiro Orientador: Pessano, Edward Frederico Castro
Resumo: A dengue é um problema de saúde pública, visto que o número de casos da doença se eleva anualmente. Isto ocorre devido às condições favoráveis de reprodução do mosquito em território nacional. É uma doença infecciosa, transmitida através do mosquito do gênero Aedes, sendo o mais comum o Aedes aegypti. Partindo do princípio de que a educação surge como uma forte aliada no combate a proliferação do mosquito e doença, esta pesquisa tem por finalidade analisar duas coleções de livros didáticos de Biologia utilizados pela rede pública de educação na cidade de Uruguaiana/RS. A escolha de verificação do tema nos livros didáticos se deve, por esse, ser um recurso muito utilizado dentro dos processos educacionais, sendo as vezes a única ferramenta didática do professor. Somente dois livros apresentam uma abordagem com o tema dengue. A partir disto, os resultados constatam que os conteúdos relacionados a dengue são apresentados nos livros de forma breve e incompleta, dificultando a compreensão e as práticas relacionadas ao tema.
Resumen : Dengue is a public health problem, since the number of cases of the disease rises every year. This is due to favorable conditions for mosquito breeding in the country. It is an infectious disease transmitted by the Aedes genus mosquito, the most common Aedes aegypti. Assuming that education emerges as a strong ally in combating the proliferation of the mosquito and disease, this research aims to analyze two collections of textbooks Biology used by the public education in the city of Uruguaiana / RS. The issue of verification of choice in textbooks should, for this to be a resource widely used within the educational process, and sometimes the only teaching tool the teacher. Only two books present an approach to the topic dengue. From this, the results find that the related dengue contents are presented in the books of brief and incomplete, difficult to understand and practices related to the theme.
Palabras clave : Dengue
Aedes aegypti
Science of nature
Livro didático
Textbook
Uruguaiana
Ciências da Natureza
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Uruguaiana
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1705
Fecha de publicación : 24-jun-2016
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências da Natureza

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Fernando Ferreira.pdf296.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons