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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise comparativa dos métodos de dimensionamento empírico e empírico-mecanístico de pavimentos flexíveis
Autor(es): Morais, Vanessa Ariadne
Primeiro Orientador: Budny, Jaelson
Resumo: A malha rodoviária brasileira apresenta-se, quase que em sua totalidade, com seus pavimentos bastante defasados, devido ao fato dos mesmos estarem constantemente expostos a condições adversas de clima, precipitação e, principalmente, carregamento. Dessa forma, surge como uma das maneiras de se contrapor a esta situação, o aprimoramento dos métodos de dimensionamento dos pavimentos. O presente trabalho teve como objetivo estabelecer uma comparação entre o método empírico de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNIT, em relação ao método mecanístico-empírico SisPav de Franco (2007). A metodologia desenvolveu-se inicialmente com a realização de simulações pelo programa SisPav, determinando as espessuras do revestimento de cinco rodovias distintas (BR-285, BR-287, BR-290, BR-386, RS-377), perante a variação dos módulos de resiliência do revestimento e da base. Em sequência, ocorreu o dimensionamento das mesmas rodovias pelo método de dimensionamento de pavimentos flexíveis do DNIT, e por meio de um estudo comparativo podem-se tecer as disparidades entre os dois métodos. Os resultados reafirmam que o método do DNIT tem como principal fator o CBR do subleito, pois as cinco rodovias apresentaram espessuras muito semelhantes, apesar de terem uma diferença notável de carregamento. Em contrapartida, o programa SisPav, tem como princípio básico a análise estrutural do conjunto, dando bastante relevância ao carregamento apresentado por cada rodovia, sem deixar de considerar as resistências dos materiais na determinação de cada espessura, sendo assim um método de abrangência mais ampla. O estudo permite, então, o auxílio para projetistas e órgãos rodoviários no dimensionamento mais adequado dos pavimentos.
Abstract: The Brazilian highway paving grid is in your mostly very much lagged, because they are in constantly exposure in adverse conditions of weather, precipitation and, mainly, cargo. In this way, appear a new way to oppose this situation, the improvement of methods of pavement dimensioning. This work has as primary objective provide a comparison between the empirical method of flexible pavement dimensioning from DNIT in relation to mechanistic method SisPav from Franco (2007). The methodology initially was developed with simulations in SisPav software, determining the depth of five distinct highways (BR-285, BR-287, BR-290, BR-386, RS-377), versus the variation from resilience modules from the coating and from the base. Following, was made the dimensioning from the same highways by the method of flexible pavement dimensioning from DNIT, and by a comparison study was possible to appreciate disparities between methods. The results confirm that the DNIT method has as primary factor the CBR of subgrade, because all five highways bring forward suchlike depth, although they have a notable cargo difference. In other side, the SisPav software, has as basic function the structural analysis of the set, giving a great notoriety to the cargo in this highway, while considering the resistance of materials to determine each depth, and thus a method of broader scope. The study then allows the aid to draftsman and road agencies in the most appropriate dimensioning of pavements.
metadata.dc.subject: Civil engineering
Dimensioning
Flexible pavements
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1680
metadata.dc.date.issued: 20-Aug-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Civil

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