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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1624
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise teórica e experimental de flambagem em cantoneiras conectadas por uma aba |
Autor(es): | Ditz, Jackson Deliz |
Primeiro Orientador: | Santos Neto, Almir Barros da Silva |
Resumo: | As vantagens das estruturas metálicas vêm atraindo cada vez mais pesquisadores e profissionais a investirem nesse tipo de solução, pois sua montagem é rápida, metódica e passível de menos erros. O presente estudo, encaixado nesse contexto, visa, segundo dois métodos especificados na norma brasileira NBR 8800 (2008), realizar o dimensionamento de cantoneiras conectadas por uma aba submetidas à compressão e comparar à esses métodos a carga de ruptura obtida através de ensaios laboratoriais, onde a flambagem da peça é determinante tanto na análise teórica quanto na experimental. Além do mais, como parte dos experimentos práticos, ao realizar-se a compressão das cantoneiras mede-se o deslocamento sofrido por ambas as abas da peça a fim de obter-se a deformação em cada sentido e, portanto, verificar o processo de cálculo e modelo de flambagem mais adequado à este caso. Após a realização dos cálculos e exames experimentais, verificou-se que o método de dimensionamento que considera um comprimento equivalente de flambagem mais se aproximou da carga de ruptura obtida em laboratório e que a deslocabilidade da cantoneira foi predominante paralelamente à aba conectada. |
Abstract: | The advantages of steel structures are increasingly attracting researchers and professionals to invest in this kind of solution, because its assembly is fast, methodical and lass susceptible to errors. This study, embedded in this context, aims, according to two specified methods in brasilian code NBR 8800 (2008), to perform the sizing of angle bars connected in one flap submitted to compression and to compare this results with the breaking load obtained through laboratory testing, where buckling is decisive both in theoretical and the experimental analysis. Moreover, how part of measured the displacement suffered by two flaps of bar seeking to obtain the strain in each direction and, consequently, to check the design process and model of buckling more appropriate in this case. After performing the calculations and experimental tests, checked that method of calculus that consider a equivalent length of buckling more approached of breaking load obtained in laboratory and that the displaceability of angle bar was predominantly parallel to connected flap. |
Palavras-chave: | Civil engineering Design Angle bar Buckling Metallic structures Engenharia civil Dimensionamento |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Alegrete |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1624 |
Data do documento: | 19-Out-2012 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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