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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1589
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um estudo sobre a aplicação de inteligência artificial em jogos |
Autor(es): | Goulart, Diéssica de Souza |
Primeiro Orientador: | Kepler, Fábio Natanael |
Resumo: | Os jogos são ambientes ideais para uso de métodos de Inteligência Artificial (IA), pois existem modelos matemáticos bem definidos que auxiliam na implementação de soluções de problemas de busca. Por outro lado, cada problema deve ser analisado individualmente, pois deve-se efetuar uma modelagem especifica para os dados e informações que serão utilizadas na solução de um algoritmo. Para minimizar o processamento, scripts com ações são aplicados a jogos para que os personagens executem estratégias definidas perante determinadas situações. Este trabalho estuda a aplicação do algoritmo Minimax que efetua busca em árvore para resolver problemas de decisões em jogos. Foram desenvolvidos sete protótipos com diferentes estratégias de avaliação e busca para aplicação no jogo 2048. O desempenho dos resultados foram analisados em relação ao tempo de execução e pontos obtidos. Com o Minimax foi possível resolver o 2048, mas em alguns casos a busca teve que ser limitada para que o computador não travasse a execução. Esse estudo mostra que é possível aplicar IA para resolver um jogo, mas a busca em árvore deve ser limitada para evitar travamentos. |
Abstract: | Games are ideal environments for using Artificial Intelligence (AI) methods because there are well-defined mathematical models that help in implementing solutions for search problems. However, each problem must be analyzed individually, because there must be a specific modeling for data and information that will be used in the solution of an algorithm. To minimize the processing cost, scripts with actions are applied to games in order to make characters perform defined strategies in specific situations. This work studies the application of the Minimax algorithm for performing search in trees for solving decision problems in games. Seven prototypes were developed with different evaluation and search strategies in an implementation of the 2048 game. Performance results were analyzed in relation to runtime and score. TheMinimax algorithm solves the 2048 game, but in some cases the search had to be limited so the computer would not lock execution. This study shows that it is possible to apply AI to solve a game, but the tree search should be limited to avoid locks. |
Palavras-chave: | Computer science Artificial intelligence Games Problems Algorithms Performance Ciência da computação Inteligência artificial Jogos Problemas Algoritmos Desempenho |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Alegrete |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1589 |
Data do documento: | 26-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
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