Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1519
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Estudo comparativo entre modelos computacionais e resultados experimentais na carga e descarga de baterias de chumbo-ácido
Autor(es): Ferreira, Douglas Silva Nunes
Primeiro Orientador: Grigoletto, Felipe Bovolini
Resumo: O trabalho apresenta os resultados alcançados na busca de um método confiável e prático, para a determinação do estado de carga de baterias de chumbo-ácido utilizadas em cadeiras de rodas elétricas, através da simulação computacional utilizando o software Matlab - Simulink. A metodologia consiste na análise comportamental do conjunto de baterias que alimentam uma cadeira de rodas elétrica, através do cálculo da integração do fluxo de corrente líquida da bateria em determinado instante t. Usando um diagrama de circuito elétrico como modelo da bateria de chumbo-ácido, foi executado um modelo simulado de uma bateria de chumbo-ácido onde o seu carregamento e descarregamento característicos foram estimados com base nos valores de entrada fornecidos pelos fabricantes ou especificações do usuário. Uma investigação da resposta da descarga de baterias de chumbo ácido através da comparação entre resultados teóricos e práticos, sobre a estabilidade de tensão transiente em uma condição de carga máxima. Foi realizada para comparar a resposta das baterias com o aumento da demanda de carga. Além disso, uma investigação sobre a viabilidade do uso dessas baterias aplicadas ao sistema atual verificando os resultados alcançados com os dados fornecidos pelo manual dos fabricantes. Os dados apontam que os resultados obtidos nos testes aplicados e as simulações realizadas demonstraram similaridade em seus valores de carga e de descarga, o que comprovou bom desempenho do modelo utilizado.
Resumen : This work presents the results achieved in the search for a reliable and practical method for determining the state of charge of lead-acid batteries used in electric wheelchairs through computer simulation using Matlab - Simulink. The methodology consists of the behavioral analysis of the battery pack powering the electric wheelchair, by calculating the integration of net current flow from the battery at any given time t. Using an electric circuit diagram as a model of lead-acid battery has run a simulated model of a lead acid battery where the loading and characteristic discharge were estimated based on input values provided by the manufacturer or user specifications. An investigation of the response of the discharge of lead acid batteries by comparing theoretical and practical results on the stability of transient voltage at a maximum load condition. It was performed to compare the response of the batteries with increasing load demand. In addition, an investigation into the feasibility of using these batteries applied to the current system by checking the results achieved with the data provided by the manufacturers manual. The results obtained in the tests and simulations showed similarity in their charge and discharge values, which proved good performance of the model.
Palabras clave : Electrical engineering
Lead-acid batteries
Chair power wheels
Simulink
Engenharia elétrica
Baterias chumbo-ácido
Cadeira de rodas elétrica
Simulink
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Alegrete
Citación : FERREIRA, Douglas Silva Nunes. Estudo comparativo entre modelos computacionais e resultados experimentais na carga e descarga de baterias de chumbo-ácido. Orientador: Felipe Bovolini Grigoletto. 2015. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Elétrica, Alegrete, 2015.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1519
Fecha de publicación : 2-dic-2015
Aparece en las colecciones: Engenharia Elétrica



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons