Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1416
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do repertório de uma orquestra de cordas em fase inicial de implantação na cidade de Bagé, RS |
Autor(es): | Melo, Vitor Alanis Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Takahama, Alexandre Machado |
Resumo: | Este trabalho teve como analisar o nível técnico do repertório utilizado por uma orquestra de cordas em fase inicial de implantação, na cidade de Bagé, Rio Grande do Sul, com base em parâmetros técnicos-definidos, para compreender sua utilização com finalidade didática. Embora não seja difundida no Brasil, a classificação de repertório por níveis de dificuldade, utilizando parâmetros técnicos-musicais é uma prática consolidada em diversos países, e serve como ferramenta no planejamento do ensino coletivo de instrumentos. A pesquisa constitui-se da análise de um repertório de dez músicas, com base em parâmetros técnicos previamente definidos, a partir da compilação de elementos convergentes de diferentes fontes bibliográficas. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram o estudo bibliográfico e documental e a entrevista semiestruturada. Como resultado das análises, foi observado que, embora tenha havido uma preocupação didática quanto à escolha do repertório, este apresentou uma grande disparidade técnica, o que reforça a necessidade do estabelecimento de critérios para a escolha de músicas, ou elaboração de arranjos com grau de exigência uniforme a todos os instrumentos. |
Abstract: | This paper aimed to analyze the technical level of the repertoire used by a string orchestra in its early phase of establishment, in the city of Bagé, Rio Grande do Sul, based on the preset grade levels to understand its use with pedagogical purpose. Although it is not disseminated in Brazil, the classification of the repertoire by grade levels using technical parameters is an established practice in several countries and it serves as a tool for the palnning of the teaching of musical instruments in group classes. This study consists of an examination of ten musical works, based on grade levels previously determined, from the compilation of converging factors of different bibliographic sources. This research was marked in a data collection tha involved a bibliographical and documentary study and semi-structured interview. As the analyzes results it was observed that although there have been a pedagogical concern about the repertoire choice the works presented a great technical inconsistency which reinforce the the need of establishing technical requeriments to choose musical works, or elaborating arrangements with a standard level of exigency to all musical instruments. |
Palavras-chave: | Technical parameters Teaching of bowed string instruments in classes Repertoire grade levels Musical arrangement |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1416 |
Data do documento: | 7-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise de Repertório de uma Orquestra de Cordas em Fase ini.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Música | 3.8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons