Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1140
Tipo: Dissertação
Título: Construção do conhecimento químico por estudantes da EJA na perspectiva da situação de estudo
Autor(es): Caetano, Leonardo Ribeiro
Primeiro Orientador: Lindemann, Renata Hernandez
Resumo: O presente trabalho apresenta a elaboração, a aplicação e a análise de uma proposta pedagógica chamada Situação de Estudo como forma de construção do conhecimento químico na Educação de Jovens e Adultos do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia da cidade de São Borja-RS. Esta proposta teve a intencionalidade de trazer a realidade dos estudantes para sala de aula, onde estes sujeitos possam pensar em situações reais de suas vivências, e no ambiente escolar construir o pensamento científico. O trabalho constitui-se de três principais momentos, os quais são, levantamento de temáticas relevantes fundamentalmente por meio de questionário com base em ideias freirianas. O segundo momento constitui na construção da proposta com os temas relevantes identificados a partir do estudo realizado no primeiro momento, ideias baseadas em princípios vygotskyanos, que nos revela a importância do meio cultural onde os sujeitos estão inseridos para o desenvolvimento da aprendizagem. O terceiro momento foi o desenvolvimento da proposta em sala de aula e análise qualitativa, com o objetivo de sinalizar possibilidades de produção de material para a Educação de Jovens e Adultos; bem como aprendizagens possibilitadas pela sua implementação em sala de aula. A construção do conhecimento químico através de uma perspectiva temática da Situação de Estudo, mostrou-se uma importante ferramenta de mediação e significação cultural e conceitual.
Abstract: This paper presents the design, implementation and analysis of a pedagogical proposal called Study Situation as a Way of Construction of Chemical Knowledge in the Youth and Adult Education of Instituto Estadual Padre Francisco Garcia from São Borja - RS. This proposal had the intention to bring the reality of the students to the classroom, where these guys can think of real situations of their experiences, and in the school environment build scientific thinking. The work consists of three main moments, which are relevant thematic survey primarily through a questionnaire based on Freirian ideas. The second moment is the construction of the proposal with the relevant issues identified from the study at first, ideas based on Vygotskian principles, which reveals the importance of the cultural environment in which the subjects are included for the development of learning. The third time was the development of the proposal in class and qualitative analysis room, in order to highlight material production possibilities for Youth and Adult Education; and learning made possible by its implementation in the classroom. The construction of chemical knowledge through a Thematic Perspective Study situation proved to be an important tool mediation, and cultural and conceptual meaning.
Palavras-chave: Significance of chemical language
Chemistry teaching
Youth and adult education
EJA
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1140
Data do documento: 26-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação LEONARDO _ 23.11.pdfDissertação apresentada ao programa de Pósgraduação Stricto sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons