Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1110
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O processo de inovação tecnológica e estrutura competitiva da indústria de jogos eletrônicos: fatores críticos à concorrência na atual geração de consoles (2012-presente)
Autor(es): Vares, Alexandre
Primeiro Orientador: Redivo, André da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo descrever e analisar a estrutura competitiva do atual ciclo tecnológico da indústria de jogos eletrônicos, com base no setor responsável pela produção de consoles. A fim de elucidar os elementos competitivos que condicionam o sucesso e/ou fracasso das firmas no setor, utilizar-se-á de um referencial teórico pautado na abordagem heterodoxa sobre organização industrial, bem como, abordagens neoschumpeterianas acerca da dinâmica do processo de inovação tecnológica. Com relação a da organização da indústria, o setor de consoles configurou-se desde seu surgimento como uma indústria altamente concentrada. Contudo, apesar da alta concentração de mercado, várias firmas já pertenceram ao setor, algumas inclusive, que já dominaram o mercado da indústria, foram expulsas em decorrência da perda de competitividade ao longo do tempo, o que indica certo dinamismo industrial em termos de mercado. Tal dinamismo deve-se primordialmente a aspectos tecnológicos, tendo em vista que a indústria é acompanhada de ciclos tecnológicos – gerações –, os quais muitas vezes influenciaram diretamente o domínio de mercado das firmas dominantes. À vista disso, a presente pesquisa buscou analisar, através de elementos teóricos pautados nos processos de inovação tecnológica e diferenciação do produto – enquanto elementos competitivos –, a influência da quebra com o último paradigma tecnológico – que deu surgimento à nova geração de consoles –, sobre a conjuntura de mercado do atual ciclo tecnológico da indústria. Tendo em conta que o ciclo atual é representado pelas empresas Sony, Microsoft e Nintendo, com os consoles PlayStation 4, Xbox One e Wii U respectivamente, a presente pesquisa pode indicar que a concorrência na atual geração de consoles levou à vantagem do console da Sony em relação aos demais. Podem-se apontar como principais fatores que levaram a essa vantagem competitiva, um produto superior em termos de hardware, melhor relacionamento com as publishers e a erros estratégicos de suas concorrentes, em especial da Nintendo.
Resumen : This research aims to describe and analyze the competitive structure of the current technological cycle of the video game industry, based on the industry responsible for producing consoles. In order to elucidate the competitive elements that determine the success and / or failure of firms in the sector, will be used-a theoretical framework guided by the unorthodox approach to industrial organization, as well as neo-Schumpeterian approaches to the process dynamics technologic innovation. Regarding the industry organization, the islands sector was configured since its emergence as a highly concentrated industry. However, despite the high market concentration, several firms have belonged to the sector, including some that have dominated the industry market, were expelled due to the loss of competitiveness over time, which indicates certain industrial dynamism in terms of market . This movement is due primarily to technological aspects, given that the industry is accompanied by technological cycles - generations - which are often directly influenced the market structure of the dominant firms. In view of this, the present study aimed to analyze, through theoretical elements guided in technological innovation processes and product differentiation - while competitive elements - the influence of breaking with the latest technological paradigm - that gave rise to the new generation of consoles - on the market environment of the current technological cycle of the industry. Given that the current cycle is represented by companies Sony, Microsoft and Nintendo, with the consoles PlayStation 4, Xbox One and Wii U respectively, this research may indicate that competition in the current generation of consoles it led to Sony's console advantage in relation to the other. It can be pointed out as the main factors that led to this competitive advantage, a superior product in terms of hardware, better relationships with publishers and strategic mistakes of their competitors, especially Nintendo.
Palabras clave : Economy
Digital technology
Videogames
Digital games
Innovation
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Citación : VARES, Alexandre. O processo de inovação tecnológica e estrutura competitiva da indústria de jogos eletrônicos: fatores críticos à concorrência na atual geração de consoles (2012-presente). Santana do Livramento: Unipampa, 2015.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1110
Fecha de publicación : 10-dic-2015
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons