Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1074
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O mercado vitivinícola brasileiro: uma análise a partir do comércio exterior
Autor(es): Silva, Samantha Pires da
Primeiro Orientador: Viana, João Garibaldi Almeida
Resumo: A atividade agroindustrial brasileira é a uma das atividades econômicas do país de maior importância, e é um setor muito dinâmico. O mercado internacional é um dos responsáveis pela absorção da produção, pois é no comércio internacional que se tem ganhos maiores em alguns produtos, e pode gerar excedentes. O setor está presente em todos os estados brasileiros e em alguns municípios tem uma grande importância para a economia do mesmo, e um dos segmentos desse mercado é o setor vitivinícola que é responsável por desenvolver algumas regiões do país, com a produção de uvas e derivados, O objeto de estudo selecionado é o mercado vitivinícola brasileiro e o mercado internacional. Os principal objetivo foi analisar o comércio exterior de uvas e seus derivados no Brasil no período de 2006 a 2016, tendo como específicos o comportamento do mercado internacional. A metodologia utilizada foi a de método indutivo, tendo como ferramenta o método quantitativo de análise. O Brasil na última década se mostrou dependente do mercado externo para atender sua demanda no setor de uva e vinho e foi autossuficiente no setor de suco de uva. As exportações de uva apresentou uma queda de 6,24 % a.a. e um aumento de 4,32 % no valor agregado, o suco de uva teve queda de 9,48% e um aumento no valor agregado de 4,44%, e o vinho por sua vez também apresentou queda, que foi de 10,92%, e seu valor agregado teve um aumento relevante de 14,04% ao ano. As importações de uva apresentou um aumento de 6,12 % ao ano, o seu valor agregado teve um aumento de 5,04 %, o suco de uva teve uma diminuição de 18,28 % no peso, e no valor agregado aumentou 5,76%, e o vinho teve um aumento de 5,52% nas importações e seu valor agregado aumentou 2,88%.
Abstract: The Brazilian agroindustrial activity is one of the economic activities of the country of major importance, and it is a very dynamic sector. The international market is one of the responsible for the absorption of production, since it is in international trade that one has greater gains in some products, and can generate surpluses. The sector is present in all Brazilian states and in some municipalities it has a great importance for the economy of the same, and one of the segments of this market is the wine sector that is responsible for developing some regions of the country, with the production of grapes and derivatives , The object of study selected is the Brazilian wine market and the international market. The main objective was to analyze the foreign trade of grapes and their derivatives in Brazil from 2006 to 2016, having as specific the behavior of the international market. The methodology used was that of inductive method, using as a tool the quantitative method of analysis. Brazil in the last decade has been dependent on the foreign market to meet its demand in the grape and wine sector and has been self-sufficient in the grape juice sector. Exports of grapes showed a decrease of 6.24% a.a. And an increase of 4.32% in the value added, grape juice had a fall of 9.48% and an increase in the value added of 4.44%, and the wine in turn also presented a fall, which was 10, 92%, and its aggregate value had a significant increase of 14.04% per year. Imports of grapes showed an increase of 6.12% per year, their value added had an increase of 5.04%, grape juice had a decrease of 18.28% in weight, and in value added increased by 5, 76%, and wine had an increase of 5.52% in imports and its value added increased by 2.88%
Palavras-chave: Economy: Brazil
Agricultural economy
Exports
Foreign trade
Wine
Editor: Universidade Federal do Pampa
Citação: SILVA, Samantha Pires da. O mercado vitivinícola brasileiro: uma análise a partir do comércio exterior. Santana do Livramento: Unipampa, 2016.
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1074
Data do documento: 7-Dez-2016
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Samantha Pires da. O mercado vitivinícola brasileiro uma análise a partir do comércio exterior.pdf1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons