Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1038
Tipo: | Dissertação |
Título : | A aprendizagem significativa crítica aplicada ao ensino da constante de Avogadro e o Mol |
Autor(es): | Campanher, Carlos Henrique |
Primeiro Orientador: | Junges, Fernando |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado com o objetivo de abordar o ensino da Constante de Avogadro e o número de moléculas, tendo como desafio, contextualizar o ensino da estequiometria, de uma forma que seja significativa. Partindo do princípio que o ensino através de metodologias tradicionais, com um alto número de aulas expositivas e com programas curriculares totalmente conteudistas, causam a desmotivação dos alunos. Estes são aspectos que tornam o processo de ensino - aprendizagem de Química menos interessante, desmotivando o aluno. Como uma proposta, que possa vir a contribuir com uma mudança de rota, a aprendizagem significativa crítica, apresenta-se como uma nova prática de ensino da estequiometria. Os procedimentos didáticos utilizados visam promover a reflexão sobre problemas contemporâneos do aluno e contribuir para a reflexão, do estudante no processo de ensino/aprendizagem da Química e a formação de um indivíduo crítico. A aplicação da proposta foi realizada com uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizado no município de Santiago, no estado do Rio Grande do Sul, na Região Sul do Brasil, durante os meses de março, abril e maio de 2014. A investigação consistiu em efetivar uma prática considerada diferenciada para aquela realidade escolar que pudesse contribuir para a melhoria do ensino/aprendizagem de Química e para a eficácia de metodologias variadas através da elaboração de um material didático mediado pelo uso da pesquisa, com a construção de mapas conceituais, seminários, vídeos, aulas práticas não convencionais e a interlocução professor - aluno. Embasando esta proposta, a teoria da aprendizagem significativa e a teoria da aprendizagem significativa crítica de Ausubel e Moreira respectivamente. A análise da pesquisa foi feita a partir dos resultados obtidos com a aplicação destas metodologias em uma das turmas e sua comparação com os resultados obtidos em outra turma na qual não foram implementadas as metodologias. Os alunos que participaram desta proposta, mostraram um interesse maior na aprendizagem, obtendo um aproveitamento maior em relação a qualidade do material produzido. A aprendizagem de forma significativa crítica, trouxe uma vontade maior de aprender por parte do aluno do que a metodologia clássica. |
Resumen : | This work was done in order to address the teaching of the Avogadro constant and the number of molecules, with the challenge to contextualize the teaching of stoichiometry, in a way that is meaningful. Assuming that teaching through traditional methods, with a high number of lectures and fully conteudistas curricula, cause demotivation of students. These are aspects make the teaching process - Chemistry learning less interesting, discouraging the student. As a proposal, which may contribute to a change of route, the significant critical learning, it presents itself as a new teaching practice stoichiometry. Didactic procedures used aim to promote reflection on contemporary student problems and contribute to the reflection, the student in the teaching / learning of chemistry and the formation of a critical individual. The implementation of the proposal was held with a group of 2nd year of high school a school state schools located in the city of Santiago, in the state of Rio Grande do Sul, in southern Brazil, during the months of March, April and May 2014. the investigation was to carry out a considered differentiated practice for that school reality that could contribute to the improvement of the teaching / learning of chemistry and the effectiveness of different methodologies by developing educational material mediated by the use of search with the construction of concept maps, seminars, videos, unconventional practical classes and teacher dialogue - student. Basing this proposal, the theory of meaningful learning and critical theory of meaningful learning of Ausubel and Moreira respectively. The analysis of the research was done from the results obtained from the application of these methodologies in one of the classes and their comparison with the results obtained in another class in which the methods were not implemented. Students, who participated in this proposal, have shown greater interest in learning, getting better use in relation to quality of material produced. Learning significant critically, brought a greater desire to learn from the student than the classical methodology. |
Palabras clave : | Education Significant learning critical Avogadro constant Number of molecules |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1038 |
Fecha de publicación : | 24-feb-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Fundação Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências | 3.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons