Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1034
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Influência do exame nacional do ensino médio (ENEM) na metodologia de ensino de professores de matemática
Autor(es): Santos, Geovânia dos
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa que tem por objetivo compreender como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) influencia na metodologia de ensino dos professores de matemática no município de São Sepé (RS), uma vez que o ENEM vem sendo importante na vida de brasileiros, que buscam ingressar no Ensino Superior. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, visto que segundo Moraes e Galiazzi (2011), esse tipo de pesquisa pretende aprofundar a compreensão dos fenômenos que investiga a partir de uma análise rigorosa e criteriosa das informações. A produção dos dados foi realizada mediante observações de aulas de Matemática, no Ensino Médio, de cinco professores distribuídos em três escolas públicas, onde foi utilizado um diário de aula para anotação das impressões dos fatos ocorridos; e, ainda, através de entrevistas semi-estruturadas com os docentes participantes da investigação. Para analisar os dados produzidos, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011). De acordo com a análise dos dados, emergiram três categorias: Dinâmica das Aulas do Educador; Ensino e Aprendizagem de Conteúdos Matemáticos; e o ENEM como Instrumento Avaliativo e de Ingresso à Universidade. Constatou-se através desta pesquisa que os professores reconhecem a importância de se trabalhar com questões do ENEM, visto que todos usufruem as mesmas em sala de aula, na forma de exercícios complementares. Ficou evidente ainda, que os educadores consideram o Exame interessante pelo fato dele ter a capacidade de proporcionar um ensino contextualizado, avaliar a aprendizagem dos participantes e, ainda, viabilizar o ingresso às Universidades.
Resumen : This of course work Conclusion presents a research that aims to understand how the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) influences the teaching methodology of mathematics teachers in the city of Sao Sepé (RS), as the ENEM has been important in life of Brazilians who want to enter the Higher Education. The work was developed from a qualitative research, in which according to Moraes and Galiazzi (2011), this type of research aims to deepen understanding of the phenomena that investigates from a rigorous and thorough analysis of the information. The production of data was performed by observations of mathematics classes in high school, five teachers over three public schools, where we used a daily class to note the impressions of the facts; and also through semi- structured interviews with the teachers participating research. To analyze the data produced, we used the Discursive Textual Analysis (ATD) de Moraes and Galiazzi (2011). Data analysis revealed three categories: Dynamics Educator's classes; Teaching and Learning Mathematical Content; and ENEM as Evaluative Instrument and Join the University. It was found through this research that teachers recognize the importance of working with ENEM issues, since all enjoy the same classroom, in the form of additional exercises. It was also evident that educators consider interesting examination by the fact that he has the ability to provide a contextualized learning, assess participants' learning and also enable the entrance to universities.
Editorial : Universidade Federal do Pampa
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/1034
Fecha de publicación : 2015
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Exatas



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.