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https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10139
Tipo: | Dissertação |
metadata.dc.title: | Efeitos de uma sessão única de exercício físico na consolidação e persistência da aprendizagem de estudantes da educação básica |
metadata.dc.title.alternative: | Effects of a single session of physical exercise on the consolidation and persistence of learning in basic education students |
Autor(es): | Crespo, Bruna Tarasuk Trein |
Primeiro Orientador: | Carpes, Pâmela Billig Mello |
Resumo: | Diversas pesquisas realizadas com roedores, inclusive dentro da nossa universidade, mostram que são vários os fatores que influenciam a consolidação e persistência de um aprendizado/uma memória, entre eles a prática de exercício físico, inclusive uma única sessão. Estes estudos demonstraram o papel fundamental dos sistemas de neurotransmissão catecolaminérgicos (dopaminérgico e noradrenérgico), ativados pela prática de exercício. Nesta dissertação, investigamos os efeitos do exercício físico na aprendizagem (retenção de conhecimento), autopercepção de conhecimentos e níveis de ansiedade pré-teste em adolescentes. Além disso, analisamos a ativação do sistema noradrenérgico, por meio da atividade da alfa-amilase salivar, e os níveis de cortisol salivar. Utilizando um delineamento experimental com um grupo submetido a uma sessão de exercício físico (EF) após uma aula e um grupo não submetido do EF (controle), os participantes foram avaliados em diferentes intervalos de tempo (3h, 24h e 7d) após a sessão de aquisição (aula). Os resultados mostraram que o EF facilitou a retenção de conhecimento no teste realizado 24 horas após a atividade, quando estes alunos apresentaram melhor desempenho que os do grupo controle; no entanto, os benefícios não se mantiveram após 7 dias. A percepção de conhecimentos também foi influenciada pelo EF, especialmente na avaliação realizada 7 dias após a intervenção. No grupo EF, a ansiedade pré-teste foi menor nos testes de 3h e 7 dias. Por outro lado, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos ou intragrupo nos níveis de alfa-amilase. Os níveis de cortisol salivar apresentaram diferenças entre os grupos em diferentes tempos, com o grupo EF apresentando variações significativas. Embora o EF não tenha provocado mudanças detectáveis na função noradrenérgica, ele modulou os níveis de estresse e ansiedade e promoveu melhora da aprendizagem 24h após a aquisição. Estes achados sugerem que o EF pode melhorar a retenção de conhecimento e reduzir a ansiedade pré-prova, contribuindo para maior segurança dos estudantes em relação ao seu aprendizado e um melhor desempenho acadêmico. |
Abstract: | Research carried out with rodents, including within our university, shows that several factors influence the consolidation and persistence of learning/memory, including the practice of physical exercise, including a single session. These studies demonstrated the fundamental role of catecholaminergic neurotransmission systems (dopaminergic and noradrenergic) activated by exercise. In this dissertation, we investigated the effects of physical exercise on learning (knowledge retention), self-perception of knowledge, and pre-test anxiety levels in adolescents. Furthermore, we analyzed the activation of the noradrenergic system through salivary alpha-amylase activity and salivary cortisol levels. Using an experimental design with a group undergoing a physical exercise (PE) session after a class and a group not undergoing PE (control), participants were evaluated at different time intervals (3h, 24h, and 7d) after the acquisition session (class). The results showed that PE facilitated knowledge retention in the test carried out 24 hours after the activity when these PE students performed better than those in the control group; however, the benefits were not maintained after 7 days. The perception of knowledge was also influenced by physical exercise, especially in the assessment carried out 7 days after the intervention. The PE group presented lower pre-test anxiety levels measurements in the 24h and 7 days tests. On the other hand, no significant differences were observed between groups or within groups in alpha-amylase levels. Salivary cortisol levels showed differences between groups at different times, with the PE group showing significant variations. Although physical exercise did not cause detectable changes in noradrenergic function, it modulated stress and anxiety levels and promoted improved learning 24 hours after acquisition. These findings suggest that physical exercise can improve knowledge retention and reduce pre-test anxiety, contributing to greater student safety about their knowledge and better academic performance. |
metadata.dc.subject: | Physical exercise Memory Educação Aprendizagem Exercício físico Memória Education; Learning |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Uruguaiana |
Curso: | Mestrado em Ciências Fisiológicas |
metadata.dc.identifier.citation: | CRESPO, Bruna Tarasuk Trein. Efeitos de uma sessão única de exercício físico na consolidação e persistência da aprendizagem de estudantes da educação básica. 131 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10139 |
metadata.dc.date.issued: | 2024 |
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BRUNA TARASUK TREIN CRESPO.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
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