???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10127
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | Desafios e oportunidades para mulheres com 40 anos ou mais: percepções das alunas do curso de gestão pública da Unipampa |
metadata.dc.title.alternative: | Challenges and opportunities for women aged 40 and over: perceptions of students in the public management program at Unipampa |
Autor(es): | Ribeiro, Claudia Cristiane Dias |
Primeiro Orientador: | Moreira, Martiele Gonçalves |
1° Membro da banca: | Fleck, Carolina Freddo |
2° Membro da banca: | Bartz, Catia Raquel Felden |
Resumo: | A presença de mulheres maduras no ensino superior, especialmente em cursos voltados à gestão pública, estimula a reflexão a respeito das vivências e desafios enfrentados por esta parcela da população, rica em vivências e com múltiplas responsabilidades. Assim, o presente estudo, apresenta, como objetivo geral, investigar os elementos que melhor descrevem a experiência de mulheres de 40 anos ou mais, ao cursar o Curso de Gestão Pública da Unipampa. Para responder à questão de pesquisa, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, por meio de um roteiro elaborado com base no referencial teórico, com nove alunas de 40 anos ou mais, todas cursando o referido curso de graduação. Como resultados da análise de conteúdo das entrevistas, tem- se que, embora em seu percurso encontrem muitos desafios significativos, como conciliar as várias atividades cotidianas e vencer as dificuldades impostas pelos novos métodos e ferramentas educacionais, essas mulheres aproveitam a maturidade e a experiência de vida que resultam no otimismo e na força necessários para o enfrentamento dessas dificuldades e para a conquista de suas aspirações pessoais e profissionais, por meio de sua formação acadêmica. A possibilidade de estudar a jornada de mulheres maduras nos cursos de graduação é essencial para que toda a sociedade possa compreender os desafios e as conquistas das mulheres, que lutam contra questões estruturais como a desigualdade de gênero e as barreiras colocadas por uma cultura que lhes impõe muitas responsabilidades. O desenvolvimento deste trabalho ajuda a destacar o potencial transformador da Educação para o empoderamento feminino e para o fortalecimento da autonomia e da autoestima das mulheres. Por isso pode-se dizer que os resultados apresentados são de relevância para o ambiente público local, que conta com uma instituição de ensino superior pública e gratuita |
Abstract: | The presence of mature women in higher education, especially in a course focused on public management, encourages reflection on the experiences and challenges faced by this segment of the population, so rich in experiences and with multiple responsibilities. The present study aims to investigate the factors that influence the experience of women aged 40 and over pursuing the Public Management program at UNIPAMPA. To address the research question, semi-structured interviews were conducted using a script based on the theoretical framework, with nine students aged 40 or older, all enrolled in the aforementioned undergraduate program. The content analysis of the interviews revealed that, despite facing significant challenges, such as balancing various daily activities and overcoming difficulties associated with new educational methods and tools, these women draw on their maturity and life experience. These attributes provide them with the optimism and strength needed to confront these difficulties and achieve their personal and professional aspirations through their academic education. Studying the journey of mature women in undergraduate programs is essential for society to better understand the challenges and accomplishments of women who strive against structural issues, such as gender inequality and the barriers imposed by a culture that places numerous responsibilities on them. This research highlights the transformative potential of education in empowering women, strengthening their autonomy, and boosting their self-esteem. Therefore, the findings are relevant to the local public sphere, which benefits from a public and free higher education institution |
metadata.dc.subject: | Mulheres universitárias Mulheres com mais de 40 anos Estudantes do ensino superior Mature women in higher education |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
metadata.dc.identifier.citation: | RIBEIRO, Claudia Cristiane Dias. Desafios e oportunidades para mulheres com 40 anos ou mais: percepções das alunas do curso de gestão pública da Unipampa. 25 f. 2024.Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Gestão Pública). Santana do Livramento: Unipampa, 2024 |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10127 |
metadata.dc.date.issued: | 25-Nov-2024 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Tecnologia em Gestão Pública |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
ilovepdf_merged (9).pdf | 210.4 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???