Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10101
Tipo: Dissertação
Título : Educação financeira e a educação matemática crítica no plano curricular de ensino fundamental da rede pública municipal de Bagé (RS)
Autor(es): Santos, Cleidson Ferreira dos
Primeiro Orientador: Junqueira, Sonia Maria da Silva
1° Membro da banca: Junqueira, Sonia Maria da Silva
2° Membro da banca: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
3° Membro da banca: Martins, Márcio André Rodrigues
4° Membro da banca: Ferreira, Vera Lúcia Duarte
Resumo: A Educação Financeira (EF) tem ganhado destaque nos últimos anos, tanto no cenário global quanto no contexto brasileiro. Diversos setores da sociedade têm direcionado esforços e investimentos para essa temática, no entanto, pouco se discute sobre os fatores que impulsionaram esse crescente interesse, desafios econômicos, avanços tecnológicos e a necessidade de capacitação para tomadas de decisões financeiras, sendo o endividamento social um aspecto central para elevar a relevância do tema no campo das pesquisas e debates contemporâneos. O contexto desta investigação emerge, portanto, da relação entre a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica (EMC), com foco nas legislações federais e estaduais que promovem a inclusão da EF nos currículos escolares. Dá-se destaque para a Lei Municipal de Bagé, que, desde 2017, tornou obrigatória a inserção de conteúdos e atividades de Educação Financeira no currículo das escolas de ensino fundamental da rede pública municipal. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de investigar, refletir e ampliar a relação entre a Educação Financeira e a Educação Matemática Crítica no Plano Curricular de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Bagé-RS. As discussões teóricas são fundamentadas em princípios da Educação Matemática Crítica e reflexões sobre a sociedade líquido-moderna. O campo teórico-metodológico tem abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, desenvolvida por meio de um estudo de caso, com a participação de 38 professores da rede pública municipal. Para o tratamento dos dados, optou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados evidenciam o potencial da Educação Financeira para promover a tomada de decisões conscientes, diante das dimensões sociais, culturais e econômicas, assim como, fomentar a reflexão em um contexto social marcado por instabilidades, incertezas, desigualdades e transformações contínuas.
Resumen : Financial Education (FE) has gained prominence in recent years, both on a global scale and within the Brazilian context. Various sectors of society have directed efforts and investments toward this topic; however, little has been discussed about the factors that have driven this growing interest—such as economic challenges, technological advancements, and the need for training in financial decision-making. Social indebtedness stands out as a central issue that raises the relevance of the theme in contemporary research and debates. The context of this investigation, therefore, emerges from the relationship between Financial Education and Critical Mathematics Education (CME), with a focus on federal and state legislation that promotes the inclusion of FE in school curricula. Particular emphasis is given to the Municipal Law of Bagé, which, since 2017, has made the inclusion of Financial Education content and activities mandatory in the curriculum of public elementary schools in the municipality. In this regard, the objective of this research is to investigate, reflect upon, and expand the relationship between Financial Education and Critical Mathematics Education within the Curriculum Plan of Elementary Education in the public school network of Bagé-RS. The theoretical discussions are grounded in the principles of Critical Mathematics Education and reflections on liquid-modern society. The theoretical methodological field adopts a qualitative, descriptive, and exploratory approach, developed through a case study involving 38 teachers from the municipal public network. For data analysis, Discursive Textual Analysis (DTA) was chosen. The results highlight the potential of Financial Education to promote conscious decision-making in light of social, cultural, and economic dimensions, as well as to foster reflection within a social context marked by instability, uncertainty, inequality, and continuous transformations.
Palabras clave : Educação financeira
Educação matemática crítica
Ensino fundamental
Financial education
Critical mathematics education
Elementary education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Doutorado em Bioquímica
Citación : SANTOS, Cleidson Ferreira dos. Educação financeira e a educação matemática crítica no plano curricular de ensino fundamental da rede pública municipal de Bagé (RS). 2025. 126f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10101
Fecha de publicación : 27-feb-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Ensino

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dis Cleidson Santos 2025.pdf2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.