???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10093
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Projeto estratégico: promoção de ação de binacionalização no IFSul - Câmpus Avançado Jaguarão
Autor(es): Xavier , Cátia Simone de Cardozo
Primeiro Orientador: Vieira, Maurício Aires
1° Membro da banca: Vieira, Maurício Aires
2° Membro da banca: Hammes, Lucio Jorge
3° Membro da banca: Moraes, João Paulo
Resumo: Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa com o propósito intervencionista, realizada no curso de Mestrado Profissional em Educação da Unipampa (PPGEdu), Campus Jaguarão. O estudo é fruto de uma pesquisa-ação em relação à binacionalização da educação com foco nos Institutos Federais (IFEs), que intenciona promover ações no Câmpus Avançado Jaguarão, na fronteira Jaguarão/Rio Branco. Esta pesquisa teve como objetivo geral promover a política institucional de internacionalização da educação com a realização de um projeto estratégico que se constituiu em elaborar um curso MOOC (Massive Open Online Courses), tratado neste projeto como curso MOOC Normativas e Legislações da Construção Civil do Uruguai, a ser disponibilizado na plataforma Mundi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). A estratégia do curso prevê que a sua oferta possa ser realizada em módulos, os quais poderão ser cursados na sequência de quatro módulos com total de 40 horas. A elaboração do curso teve participação de sua instituição parceira a Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) e os docentes uruguaios que produziram os conteúdos audiovisuais a constituir-se em vídeo aulas. A proposta do curso MOOC atende a uma demanda de egressos, docentes, discentes e profissionais que atuam na região fronteiriça. A fundamentação teórica desta pesquisa se apoia em diversas fontes, abrangendo os conceitos de internacionalização da educação, tipos e estratégias de internacionalização, a educação técnica profissionalizante e a legislação educacional do ensino médio técnico. A coleta de dados, foi conduzida por meio da metodologia de pesquisa-ação. Durante todo o processo de estruturação do curso foram realizadas reuniões nesta pesquisa definidas como Rodas de Conversa com propósito de interação e diálogo constantes em relação a proposta do projeto levando em consideração a participação ativa e coletiva das instituições participantes em todas as atividades a serem desenvolvidas. Após a pesquisa realizada, concluiu-se que o projeto estratégico irá trazer resultados significativos no fortalecimento do perfil Binacional do Campus, promovendo a inovação, a qualidade e a excelência na educação.
Resumen: Este estudio presenta los resultados de una investigación cualitativa con finalidad intervencionista, realizada en el ámbito del programa de Maestría Profesional en Educación de la Unipampa (PPGEdu), Campus Jaguarão. El estudio es el resultado de una investigación acción sobre la binacionalización de la educación con enfoque en los Institutos Federales (IFEs), que pretende promover acciones en el Campus Avanzado de Jaguarão, en la frontera Jaguarão/Rio Branco. El objetivo general de esta investigación fue promover la política institucional de internacionalización de la educación mediante la realización de un proyecto estratégico que consistió en el desarrollo de un curso MOOC (Massive Open Online Courses), denominado en este proyecto curso MOOC sobre Normativa y Legislación de la Construcción en Uruguay, que estará disponible en la plataforma Mundi del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul (IFSUL), Campus Avanzado de Jaguarão. La estrategia del curso prevé que pueda ser ofrecido en módulos, que pueden ser cursados en una secuencia de cuatro módulos totalizando 40 horas. La propuesta del curso incluye profesores uruguayos que producirán el contenido audiovisual que estará compuesto por lecciones en video. La propuesta del curso MOOC responde a una demanda de graduados, docentes y profesionales que trabajan en la región fronteriza. La base teórica de esta investigación se fundamenta en diversas fuentes, que abarcan los conceptos de internacionalización de la enseñanza, tipos y estrategias de internacionalización, enseñanza técnica profesional y legislación sobre enseñanza técnica secundaria. La recogida de datos se llevó a cabo utilizando la metodología de la investigación-acción. A lo largo del proceso de estructuración del curso, se realizaron reuniones en esta investigación definidas como Rondas de Conversación con el objetivo de interacción y diálogo constante en relación a la propuesta del proyecto, teniendo en cuenta la participación activa y colectiva de las instituciones en todas las actividades a desarrollar. Después de la investigación realizada, se concluyó que el proyecto estratégico traerá resultados significativos en el fortalecimiento del perfil Binacional del Campus, promoviendo la innovación, la calidad y la excelencia en la educación.
metadata.dc.subject: Internacionalização
Binacionalização do ensino
Projeto estratégico
Internacionalización
Binacionalización de la educación
Proyecto estratégico
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: XAVIER, Cátia Simone de Cardozo. Projeto estratégico: promoção de ação de binacionalização no IFSul - Câmpus Avançado Jaguarão. 123 p. 2025. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10093
metadata.dc.date.issued: 26-Feb-2025
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CÁTIA SIMONE DE CARDOZO XAVIER.pdfCátia Simone de Cardozo Xavier 20251.3 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???