???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10084
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Práticas de alfaletrar a partir do texto literário em um 5º ano de Pelotas
Autor(es): Trindade, Gabriela Moreles
Primeiro Orientador: Moura, Patricia dos Santos
1° Membro da banca: Moura, Patricia dos Santos
2° Membro da banca: Silva Junior, Bento Selau da
3° Membro da banca: Bittencourt, Zoraia Aguiar
Resumo: A intervenção descrita e examinada neste relatório teve como tema principal o processo de alfaletrar associado ao estudo do texto literário no contexto do pós ensino remoto. Sendo assim, definimos como nosso objetivo geral analisar o processo de alfaletrar vivenciado pelos alunos matriculados em uma turma de 5º ano do ensino fundamental do município de Pelotas, tendo o texto literário como centro desse processo. Para alcançar o objetivo geral mencionado acima, elegemos alguns objetivos específicos os quais são: examinar como o processo de alfaletrar dos estudantes se desenvolve quando baseado no estudo do texto literário e na interação autor-texto-leitor; identificar quais as principais dificuldades/defasagens no processo de alfaletrar e nas aprendizagens essenciais dos educandos; diagnosticar como o processo de alfaletrar, baseado no estudo do texto literário, auxilia na interação dos eixos da leitura, da produção de textos e da análise linguística/semiótica. Essa é uma pesquisa qualitativa que, de acordo com Lüdke e André (1986), necessita que o pesquisador permaneça em contato com o ambiente observado. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica, isso porque para Damiani et. al,. (2013) essa abordagem metodológica exige o planejamento, a aplicação e a avaliação de ações pedagógicas. Além disso, decidimos utilizar a Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise de dados, pois a linguagem tem papel central na ATD. Por fim, aferimos durante nossas análises que a escola desempenha um papel crucial na relação e no contato que os alunos possuem com a literatura. Isso porque a maioria dos estudantes só têm contato com os livros no ambiente escolar.
Abstract: The intervention described and examined in this report focused on the process of literacy development associated with the study of literary texts in the post-remote learning context. Therefore, we defined our overarching aim as analyzing the literacy development process experienced by students enrolled in a 5th-grade class in elementary school in the municipality of Pelotas, with literary texts as the center of this process. To achieve the aforementioned general objective, we chose specific objectives, namely: to examine how the students' literacy development unfolds when based on the study of literary texts and the interaction between author-text-reader; to identify the main difficulties/gaps in the literacy development process and in the essential learning of the students; and to diagnose how the literacy development process, based on the study of literary texts, assists in the interaction of the axes of reading, writing, orality, and linguistic/semiotic analysis. This is a qualitative research that, according to Lüdke and André (1986), requires the researcher to remain in contact with the observed environment. The methodology used was pedagogical intervention, because, according to Damiani et al. (2013), this methodological approach demands the planning, application, and critical review of pedagogical actions. Furthermore, we decided to use Discourse Textual Analysis (ATD) as a data analysis method, since language plays a central role in ATD. Finally, our analyses revealed that the school plays a crucial role in students' relationship with and exposure to literature. This is because most students only encounter books in the school environment.
metadata.dc.subject: Alfaletrar
Texto literário
Leitura
Produção de texto
Literacy development
Literary text
Reading
Writing production
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: TRINDADE, Gabriela Moreles. Práticas de alfaletrar a partir do texto literário em um 5º ano de Pelotas. 168 p. 2024. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10084
metadata.dc.date.issued: 2-Oct-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
GABRIELA MORELES TRINDADE.pdfGabriela Moreles Trindade 20248.5 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???