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dc.contributor.advisor1Budny, Jaelson-
dc.creatorScarrone, Luíza Dotta-
dc.date.accessioned2025-03-17T20:38:55Z-
dc.date.available2025-03-17-
dc.date.available2025-03-17T20:38:55Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationSCARRONE, Luíza Dotta. Uso de VANT e RMSE para levantamento da irregularidade de estradas vicinais. Orientador: Jaelson Budny. 2025. 72p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10020-
dc.description.abstractDetermining the degree of road deterioration is challenging due to the lack of automated methods and the subjectivity of manual inspections. For unpaved roads, the scenario is even more complex, given the large number of roads, diverse geological formations, and low-speed, sinuous routes. Additionally, there is a lack of minimally automated systems to evaluate the conditions of these roads, with most studies focusing on paved roads. This study proposes a simplified method for identifying longitudinal irregularities in unpaved roads using drones and image processing through Structure from Motion (SfM). The analysis, based on the Root Mean Square Error (RMSE), was applied to virtual, control, and real sections, demonstrating the ability to detect discontinuities as small as 3 mm. This indicates that the model has sufficient resolution for defect detection in the road structure. The method reduces the need for field inspections and contributes to the efficient and safe management of road maintenance. Keywords: unpaved roads, VANT, drone, RMSE, road maintenance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEstradas vicinaispt_BR
dc.subjectDronept_BR
dc.subjectEstradas - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectEngineeringpt_BR
dc.subjectDrone aircraftpt_BR
dc.subjectRoads - Maintenance and repairpt_BR
dc.subjectUnpaved roadspt_BR
dc.titleUso de VANT e RMSE para levantamento da irregularidade de estradas vicinaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hartmann, Diego Arthur-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Engenhariapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoA determinação do grau de deterioração de vias é um desafio devido à falta de métodos automatizados e à subjetividade das inspeções manuais. Em se tratando de vias não pavimentadas, o cenário é ainda mais complexo, dada a quantidade de vias, variedade de formações geológicas e trajetos sinuosos de baixa velocidade, ainda há a carência de um sistema minimamente automatizado para a realização do levantamento das condições dessas vias, com trabalhos, em sua maioria, voltados para vias pavimentadas. Este estudo propõe um método simplificado para identificar irregularidades longitudinais nessas vias, utilizando drones e processamento de imagens por Structure from Motion (SfM). A análise, baseada no Erro Quadrático Médio (RMSE), foi aplicada em seções virtuais, de controle e em trechos reais, e provou-se capaz de detectar descontinuidades de até 3 mm, indicando resolução suficiente do modelo para detecção de defeitos na estrutura. O método reduz a necessidade de inspeções em campo e contribui para a gestão eficiente e segura da manutenção viária. Palavras-chave: estradas vicinais, VANT, drone, RMSE, manutenção de estradas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Engenharia

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