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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Trator rosa da Valtra: do marketing social à representatividade da mulher no agro
Autor(es): Jacoboski, Roseane dos Santos
Primeiro Orientador: Grziwinski, Darlan Santos
1° Membro da banca: Luz, Paulo Junior Melo da
2° Membro da banca: Santor, Fernando Silva
Resumo: A presente pesquisa aborda conceitos de marketing, marketing social, câncer de mama e o outubro rosa e de representatividade feminina. Este trabalho analisou a campanha do Trator Rosa da Valtra, visando entender a ligação de como o marketing social foi utilizado para promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, ao mesmo tempo em que se tornou um símbolo de empoderamento e representatividade feminina no setor agrícola. A marca Valtra é uma marca de tratores que chegou ao Brasil no ano de 1960, sendo uma empresa do ramo agrícola, um setor predominantemente dominado por homens. A abordagem e o objetivo geral deste trabalho buscam compreender como o trator rosa transformou-se em um símbolo de marketing social e representatividade para as mulheres do agro. Umas das principais metodologias utilizadas foi a revisão bibliográfica ao trazer autores como Rudio (1992), Santaella (2001), Kotler (1993), Vaz (1995), Aaker (2003 e 2015) e Philip Kotler e Kevin Lane Keller (1993) para sustentar as reflexões sobre estratégias comunicacionais e os impactos sociais de campanhas de marketing no contexto agroindustrial. Complementando essa base teórica, realizou-se uma pesquisa de cunho exploratório, cuja natureza permite a investigação de temas ainda pouco abordados ou que exigem uma compreensão inicial mais detalhada. A análise descritiva foi empregada para organizar e interpretar os dados de forma sistemática, com o intuito de compreender as características específicas da campanha. Por fim, adotou-se a técnica da observação não participante, um método que permite o registro e análise das interações e repercussões da campanha sem a interferência direta do pesquisador. Os principais resultados obtidos através da análise das publicações contemplam o objetivo inicial ao pontuar que as postagens analisadas mostraram a ampla repercussão da campanha, com comentários favoráveis e envolvimento, demonstrando o efeito da causa apoiada.
Abstract: This research addresses concepts of marketing, social marketing, breast cancer, and Pink October and female representation. This work analyzed Valtra's Pink Tractor campaign, aiming to understand the connection between how social marketing was used to promote awareness about breast cancer prevention, while at the same time becoming a symbol of female empowerment and representation in the agricultural sector. Valtra is a tractor brand that arrived in Brazil in 1960, and is a company in the agricultural sector, a sector predominantly dominated by men. The approach and general objective of this work seek to understand how the pink tractor became a symbol of social marketing and representation for women in agriculture. One of the main methodologies used was a bibliographic review, which included authors such as Rudio (1992), Santaella (2001), Kotler (1993), Vaz (1995), Aaker (2003 and 2015), and Philip Kotler and Kevin Lane Keller (1993) to support reflections on communication strategies and the social impacts of marketing campaigns in the agro-industrial context. To complement this theoretical basis, an exploratory study was conducted, the nature of which allows the investigation of topics that have not yet been addressed or that require a more detailed initial understanding. Descriptive analysis was used to organize and interpret the data systematically, with the aim of understanding the specific characteristics of the campaign. Finally, the non-participant observation technique was adopted, a method that allows the recording and analysis of the interactions and repercussions of the campaign without the direct interference of the researcher. The main results obtained through the analysis of the publications meet the initial objective by pointing out that the posts analyzed showed the broad repercussion of the campaign, with favorable comments and involvement, demonstrating the effect of the supported cause.
Palavras-chave: Marketing Social
Mulheres na agricultura
Mamas – Câncer – Campanhas
Valtra (Empresa de tratotres)
Agricultura
Social Marketing
Women in agriculture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: JACOBOSKI, Roseane dos Santos. Trator rosa da Valtra: do marketing social à representatividade da mulher no agro. 2024. 48 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/10001
Data do documento: 5-Dez-2024
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