???browse.full.header??? ???browse.type.metadata.author??? Dornelles, Clara Zeni Camargo

???browse.nav.jump??? 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
???browse.nav.enter???  
???browse.full.range??? ???browse.full.prev???   ???browse.full.next???
???itemlist.dc.date.issued??????itemlist.dc.title??????itemlist.dc.creator??????itemlist.dc.type???
21-Oct-2022Leitura literária em curso de português como língua de acolhimentoMesquita, Rebeca Kerou TelizDissertação
14-Dec-2021Linguagem multimodal: como essa tendência pode colaborar com a atratividade das aulas de língua portuguesa?Magalhães , Andressa RodriguezTrabalho de Conclusão de Curso
30-Nov-2021Um lugar chamado Palmas: saberes de educação ambiental crítico-transformadora emergentes de narrativas de movimentos sociaisMachado, Éverton FernandesDissertação
13-Dec-2021Luz, câmera, ação: o letramento cinematográfico no percurso formativo de uma professora da educação infantilLeal, Daniele Guimarães DonattiDissertação
14-Dec-2018Metainferência: uma proposta para a leitura de textos multimodais na escolaAlves, Flávia AzambujaDissertação
12-Jul-2017Narrativas autobiográficas de estudantes: existência singular pluralBruni, Giuliana dos SantosMonografia de Especialização
22-Aug-2019No mundo da Lua : Astronomia em quadrinhos para os anos iniciais do ensino fundamentalMachado, Jéssica PenteadoDissertação
16-Apr-2018Oficinas de inglês como língua adicional para alunos de uma escola pública na cidade de Santa Rosa/RS/Brasil: uma proposta voltada para a interculturalidadeLuz, Rosinêz Fátima daDissertação
11-Jan-2012As orientações para o ensino de gramática apresentadas no documento lições do Rio Grande e a sua relação com as práticas inovadoras realizadas em sala de aula.Severo, Daren ChavesTrabalho de Conclusão de Curso
22-Jun-2017Pra que(m) eu escrevo?” a escrita em eventos de letramento com gêneros autobiográficos na educação de jovens e adultosMartinez, Ivana EliseDissertação
13-Dec-2021Práticas de letramento literário nas rotinas familiares e sua contribuição para a formação de leitoresCampos, Caroline SaldanhaTrabalho de Conclusão de Curso
15-Dec-2018Práticas de letramentos acadêmicos incentivadas por atividades pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagemFirpo, Patrícia ForgiariniDissertação
11-Sep-2019O processo de alfabetização de refugiados sírios: proposta de material didático para o ensino de português como língua de acolhimentoMoro, DanielaTrabalho de Conclusão de Curso
24-Sep-2019Professores do ensino médio desbravando trilhas nos meandros da in/exclusão social: desconstruindo preconceitos, reconstruindo caminhos, sociopoetizandoOliveira, Nara Rosane Machado deDissertação
31-Jan-2023Uma proposta didática com a poesia de Maya Angelou na aula de Língua AdicionalEspinosa, Isadora PaivaTrabalho de Conclusão de Curso
12-Jan-2012Refletindo sobre variação e preconceito linguístico com alunos do ensino médio: uma análise de atitudes linguísticasGiffoni, Ana Paula de ArrudaTrabalho de Conclusão de Curso
29-Aug-2019Saberes de resistência, identidades e pertencimentos no sul do Brasil: modos de ser e viver nas narrativas de quilombolas da Comunidade de Palmas (Bagé, RS)Jacinto, Luis César RodriguesDissertação
20-Nov-2015Os surdos no ensino médio: aspectos culturais e identitáriosBitencourt, Lílian Raquel BorbaMonografia de Especialização
12-Jan-2012Tem que ter mais conversa entre professor e alunos”: a construção da interação em sala de aula via projeto de letramentoSantos, Juliana Dias dosTrabalho de Conclusão de Curso
18-Dec-2015The concept of reciprocity as a feature of intersubjectivity in benveniste’s enunciation theory: understanding teacher-student interaction as a (complex) realm of reciprocity in a language school in Bagé (Brazil)Mascarelo, Mégui dos SantosTrabalho de Conclusão de Curso