???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9961
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.creatorSadowski, Helen Carvalho-
dc.date.accessioned2025-01-31T20:46:37Z-
dc.date.available2025-01-31-
dc.date.available2025-01-31T20:46:37Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationSADOWSKI, Helen Carvalho. O papel do professor/educador na atualidade. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9961-
dc.description.abstractThis paper explores the challenges faced by teachers in contemporary times, in a world marked by technological evolution and social complexity. The need to reconfigure the role of teachers is highlighted, which must abandon the traditional model and act as a mediator, encouraging autonomy, critical thinking, and interpersonal skills in students, especially those from Generation Z, characterized by being digital natives. Technology is presented as both a challenge and an opportunity, demanding ongoing training for educators to integrate digital tools into pedagogical practices in an innovative and effective way. Education in the 21st century requires a connection between technological innovation and humanization, with the teacher being the link that transforms information into meaningful knowledge. The COVID-19 pandemic, in addition to accelerating the use of digital platforms, reinforced the need to review teaching methods to make them more inclusive, dynamic, and aligned with the realities of today's students. Thus, it is concluded that contemporary education is essentially a practice of constant adaptation and transformation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores – Eficiênciapt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.titleO papel do professor/educador na atualidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.contributor.referee1Maurer, Rodrigo Ferreira-
dc.contributor.referee2Ferreira, Ewerton da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4355005846557027pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7876234690226448pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO trabalho explora os desafios enfrentados pelos professores na contemporaneidade, em um mundo marcado pela evolução tecnológica e complexidade social. Destaca-se a necessidade de reconfiguração do papel docente, que deve abandonar o modelo tradicional e atuar como mediador, incentivando a autonomia, pensamento crítico e habilidades interpessoais dos alunos, especialmente da geração Z, caracterizada por ser nativa digital. A tecnologia é apresentada tanto como desafio quanto como oportunidade, demandando formação continuada dos educadores para integrar ferramentas digitais às práticas pedagógicas de forma inovadora e eficaz. A educação no século XXI requer conexão entre inovação tecnológica e humanização, com o professor sendo o elo que transforma informações em conhecimentos significativos. A pandemia de COVID-19, além de acelerar o uso de plataformas digitais, reforçou a necessidade de rever os métodos de ensino para torná-los mais inclusivos, dinâmicos e alinhados às realidades dos estudantes atuais. Assim, conclui-se que a educação contemporânea é essencialmente uma prática de adaptação e transformação constante.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Helen Carvalho Sadowski 2024.pdf643.38 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???