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dc.contributor.advisor1Wiedenhöft, Aldoni Gabriel-
dc.creatorLittiere, Thauan de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-23T17:05:15Z-
dc.date.available2025-01-23T17:05:15Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationLITTIERE, Thauan de Oliveira. Análise tribológica em ferramentas de aço AISI H13 após ciclo de solda por fricção em liga de alumínio. Orientador: Aldoni Gabriel Wiedenhöft. 2024. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Mecânica, Alegrete, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9918-
dc.description.abstractThis work explores how tribology can be applied to improve the performance of AISI H13 steel tools in the friction stir welding (FSW) process on aluminum alloys, particularly analyzing the impact of different heat treatments on wear and mechanical resistance. Tribology, which studies friction, wear, and lubrication, is essential for reducing costs, increasing efficiency, and extending the lifespan of industrial components. AISI H13 steel, known for its resistance to deformation at high temperatures and its toughness, underwent quenching, single tempering, and double tempering, with results showing that the latter offers greater durability, significantly reducing wear due to the relief of internal stresses in the material. Microhardness tests confirmed higher resistance in heat-treated tools, while statistical analyses validated the efficacy of the treatments. This study highlights the importance of understanding tribological mechanisms to optimize industrial processes, reduce waste, and ensure greater reliability and efficiency in critical applications, contributing to sustainable advancements in mechanical engineering. The results show that samples with double tempering achieved a mass reduction of 0.002 grams, with better performance compared to single tempering, which lost 0.007 grams, and quenching treatment, which reached 0.264 grams of mass loss due to wear during the tests.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectTribologiapt_BR
dc.subjectSoldagempt_BR
dc.subjectLigas de alumíniopt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.subjectTribologypt_BR
dc.subjectWeldingpt_BR
dc.subjectAluminum alloyspt_BR
dc.titleAnálise tribológica em ferramentas de aço AISI H13 após ciclo de solda por fricção em liga de alumíniopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho explora como a tribologia pode ser aplicada para melhorar o desempenho de ferramentas de aço AISI H13 no processo de soldagem por fricção (FSW) em ligas de alumínio, analisando especialmente o impacto de diferentes tratamentos térmicos no desgaste e na resistência mecânica. A tribologia, que estuda atrito, desgaste e lubrificação, é essencial para reduzir custos, aumentar a eficiência e prolongar a vida útil de componentes industriais. O aço AISI H13, conhecido por sua resistência à deformação em altas temperaturas e sua tenacidade, foi submetido a têmpera, revenido simples e duplo revenido, com os resultados mostrando que este último oferece maior durabilidade, reduzindo significativamente o desgaste devido ao alívio de tensões internas do material. Ensaios de microdureza confirmaram maior resistência nas ferramentas tratadas termicamente, enquanto análises estatísticas validaram a eficácia dos tratamentos. Esse estudo destaca a importância de compreender os mecanismos tribológicos para otimizar processos industriais, reduzir desperdícios e garantir maior confiabilidade e eficiência em aplicações críticas, contribuindo para avanços sustentáveis na engenharia mecânica, apresentando resultados em que as amostras com duplo revenido obtiveram uma redução de massa de 0,002 gramas, com melhor resultado quando em comparação a de único revenido que perdeu 0,007 gramas e a com tratamento de têmpera, atingindo 0,264 gramas de massa perdida por desgaste durante os ensaios.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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