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dc.contributor.advisor1Martins, Tiago Costa-
dc.creatorLima, Jessika Guimarães de-
dc.date.accessioned2025-01-22T20:37:38Z-
dc.date.available2025-01-22-
dc.date.available2025-01-22T20:37:38Z-
dc.date.issued2024-12-03-
dc.identifier.citationLIMA, Jessika Guimarães de. K-diversão cultural: a promoção de oficinas culturais na escola como prática de Relações Públicas e a produção cultural. 2024. 51 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9905-
dc.description.abstractThis experimental project, aimed at promoting culture, was developed through Korean pop culture workshops in schools in the municipality of São Borja. Its aim was to provide access to Korean cultural expressions. The proposal also sought to link the theoretical aspects of cultural production to the practice of public relations professionals. In theoretical terms, the proposed activities were based on the debate on cultural diversity and cultural policy in the sociological and anthropological spheres (Botelho, 2002). In addition, work was done on the trajectory of Korean pop culture, as well as the practice of PR professionals within cultural production. In order to reach the subject's daily life, the method used was that of Fortes (2002), who separates the actions of public relations professionals into four stages: research; gathering habits; planning and executing actions; and finally analyzing processes. Methodologically, four workshops were held to promote contact with Korean cultural products, such as dance, audiovisual productions and leisure. The activities took place during the third week of October and the first week of November, involving two sixth grade classes, totaling 20 students. After the workshops, the students, the teacher in charge and the school principal received a satisfaction survey to share their views on the project and its applicability. After analysis and consideration, it was concluded that the work met its objectives and could be expanded, with the main suggestion being to merge the workshops with the curricular components. It is also understood that the action of the Public Relations professional as a cultural producer is of paramount importance for the development and visibility of the wishes of the community in which they are inserted.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPluralismo culturalpt_BR
dc.subjectPublic relationspt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.titleK-diversão cultural: a promoção de oficinas culturais na escola como prática de Relações Públicas e a produção culturalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1647108060306222pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8453699175226274pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO projeto experimental em tela, voltado para promoção da cultura, foi desenvolvido por meio de oficinas de cultura pop coreana nas escolas do município de São Borja. Seu objetivo foi oportunizar o acesso às expressões culturais coreanas. A proposta procurou, também, articular os aspectos teóricos da produção cultural à prática do profissional de relações públicas. Em termos teóricos, as atividades propostas foram embasadas no debate sobre diversidade cultural e a política cultural nas esferas sociológicas e antropológicas (Botelho, 2002). Além disso, trabalhou-se com a trajetória da cultura pop coreana, assim como a prática do profissional de RP dentro da produção cultural. Dessa forma, visando atingir o cotidiano do sujeito, foi utilizado o método de Fortes (2002), que separa as ações do relações-públicas em quatro momentos: a pesquisa; o levantamento de hábitos; o planejamento e execução das ações; e por fim a análise dos processos. Metodologicamente foram realizadas quatro oficinas que promoveram contato com produtos culturais coreanos, tais como, dança, produções audiovisuais e lazer. As atividades foram desenvolvidas no decorrer da terceira semana do mês de outubro e primeira semana de novembro, contemplando duas turmas do sexto ano, totalizando 20 alunos. Após a execução das oficinas, os estudantes, professor responsável e diretora da escola, receberam uma pesquisa de satisfação para compartilharem a sua visão a respeito do projeto e a sua aplicabilidade. Após análises e ponderações, conclui-se que o trabalho cumpriu com os seus objetivos e possui possibilidade de ampliação, tendo como principal sugestão, mesclar as oficinas aos componentes curriculares. Entende-se também que a ação do profissional de Relações Públicas como produtor cultural é de suma importância para o desenvolvimento e visibilização dos anseios da comunidade em que está inserido.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
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