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dc.contributor.advisor1Menezes, Jacson Weber de-
dc.creatorCarvalho, Liliane Haas de-
dc.date.accessioned2025-01-17T17:48:25Z-
dc.date.available2025-01-16-
dc.date.available2025-01-17T17:48:25Z-
dc.date.issued2024-12-02-
dc.identifier.citationCARVALHO, Liliane Haas de. Análise da retrorrefletividade na sinalização viária de um trecho urbano da Avenida Caverá na cidade de Alegrete-RS. 79 p. 2024. Orientador: Jacson Weber de Menezes. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia Civil, Alegrete, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9886-
dc.description.abstractIn order to have an efficient horizontal signage, glass microspheres must be applied to the demarcation. The use of microspheres causes an amplification of the light reflected by the signage back to the driver's eyes due to the retroreflectivity effect, resulting in a better perception for drivers, consequently, a reduction in the number of accidents on the highways. In this sense, this work consisted of monitoring the retroreflectivity during a period of one year in an urban section of the Caverá Avenue, located in Alegrete, RS. The objective was to evaluate how the visibility is affected over time considering different paint thicknesses, types and densities of microspheres. Monitoring was carried out with a horizontal retroreflectometer for the 15- and 30-meter geometries. For a period of one year, the results did not show major changes in retroreflectivity measurements between the first and last day of evaluation, however there is a tendency towards greater durability (time until the signage is redone) for signs with a greater quantity of microspheres and greater paint thickness. On the other hand, thinking from a cost-benefit point of view, the results showed that the sample with the smallest paint thickness (0.3 mm) containing 200 g/l of Type-IB microspheres and 400 g/m2 of Type-IIA microspheres proved to be more advantageous compared to the other samples evaluated, since the theoretical model used revealed a durability similar to the best case (greater quantity of microspheres (density) and greater paint thickness), but at a much lower cost. Comparing the best cost-benefit sample with the sample commonly used on highways (paint thickness of 0.5 mm containing 200 g/l of Type-IB microspheres and 400 g/m2 of Type-IIA microspheres), the durability, according to model used, increases by 40% while the cost per kilometer decreases by 30%. Continuous monitoring for a longer period will allow, with greater precision, to determine the ideal time for repainting, contributing to cost reduction and increased traffic safety. Keywords: Retroreflectivity, horizontal road markings, road maintenance, glass beads, road safety.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectRetrorrefletividadept_BR
dc.subjectSinalização horizontalpt_BR
dc.subjectManutenção de viaspt_BR
dc.subjectCivil engineeringpt_BR
dc.subjectRetroreflectivitypt_BR
dc.subjectHorizontal road markingspt_BR
dc.subjectRoad maintenancept_BR
dc.titleAnálise da retrorrefletividade na sinalização viária de um trecho urbano da Avenida Caverá na cidade de Alegrete-RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoPara que se tenha uma sinalização viária horizontal eficiente, do ponto de vista de visualização para os condutores, microesferas de vidro devem ser aplicadas a demarcação. A utilização das microesferas causa uma amplificação da luz refletida pela sinalização (pintura na rodovia) de volta aos olhos do motorista devido ao efeito da retrorrefletividade, resultando em uma melhor percepção dos condutores, consequentemente, uma diminuição da quantidade de acidentes nas rodovias. Neste sentido, este trabalho consistiu em realizar o monitoramento da retrorrefletividade durante o período de um ano da sinalização horizontal em um trecho urbano da Avenida Caverá, localizado em Alegrete, RS. O objetivo foi avaliar como a visibilidade é afetada ao longo do tempo considerando diferentes espessuras de tinta, tipos e densidades de microesferas. O monitoramento foi realizado com um retrorrefletômetro horizontal para as geometrias de 15 e 30 metros. Para o período de um ano, os resultados não mostraram grandes alterações das medidas de retrorrefletividade entre o primeiro e o último dia de avaliação, porém existe uma tendência de maior durabilidade (tempo até que a sinalização seja refeita) para sinalizações com maior quantidade de microesferas e maior espessura da tinta. Por outro lado, pensando do ponto de vista de custo benefício, os resultados mostraram que a amostra com menor espessura de tinta (0,3 mm) contendo 200 g/l de microesferas Tipo-IB e 400 g/m2 de microesferas Tipo-IIA se mostrou mais vantajosa comparado com as outras amostras avaliadas, uma vez que o modelo teórico utilizado revelou uma durabilidade semelhante ao melhor caso (maior quantidade de microesferas (densidade) e maior espessura da tinta), porém com um custo bem inferior. Comparando a amostra de melhor custo benefício com a amostra comumente utilizada nas rodovias (espessura de tinta de 0,5 mm contendo 200 g/l de microesferas Tipo-IB e 400 g/m2 de microesferas Tipo-IIA), a durabilidade, conforme o modelo utilizado, aumenta em 40% enquanto que o custo por quilômetro diminui em 30%. Um monitoramento contínuo por um período maior permitirá, com maior precisão, determinar o momento ideal de repintura, contribuindo para a redução de custos e o aumento da segurança no trânsito. Palavras-Chave: Retrorrefletividade, sinalização horizontal, manutenção de vias, microesferas, segurança viária.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
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LILIANE HAAS DE CARVALHO -2024.pdf3.91 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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