???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9878
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Possibilidades de inovação pedagógica no âmbito do Programa Residência Pedagógica Unipampa Matemática
metadata.dc.title.alternative: Possibilities for pedagogical innovation within the scope of the Unipampa Mathematics Pedagogical Residency Program
Autor(es): Toja, Luana Soares
Primeiro Orientador: Carpes, Patricia Pujol Goulart
1° Membro da banca: Carpes, Patricia Pujol Goulart
2° Membro da banca: Leão, Alex Sandro Gomes
3° Membro da banca: Santos, Graziela Carrazzoni dos
Resumo: A sociedade está em constante transformação, assim os professores precisam enfrentar os desafios educacionais do século XXI e garantir que os estudantes tenham habilidades e conhecimentos para uma aprendizagem crítica. A inovação pedagógica é importante no contexto atual a fim de preparar os alunos para um futuro em constante mudança, engajar os alunos, personalizar a educação e melhorar a qualidade de ensino. A problemática do estudo é quais as possibilidades de inovações pedagógicas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica? Para tanto, foi realizado um grupo focal com os residentes de Matemática Licenciatura da Universidade Federal do Pampa Campus Itaqui a fim de responder a problemática proposta e alcançar os objetivos específicos da pesquisa que são identificar os métodos de ensino adotados pelos residentes para desenvolverem a regência de classe; compreender/analisar as especificidades do PRP na formação dos residentes de Matemática; analisar as percepções dos residentes às contribuições dos orientadores aos planejamentos/preparação de aula e; identificar o nível de satisfação dos residentes em desenvolver as experiências de prática de ensino no âmbito do PRP ao considerar as inovações pedagógicas. A pesquisa de caráter qualitativo tem seus dados interpretados pela Análise de Texto Discursiva que segue uma abordagem qualitativa, com ênfase na interpretação e compreensão dos discursos. As respostas fornecidas pelos participantes foram interpretadas e categorizadas em unidades de significado, conforme preconizado na metodologia. As categorias resultantes foram: Estratégias de Ensino, Engajamento dos Estudantes, Avaliação da Aprendizagem/Feedback, Tempo em Sala de Aula, Reflexão e Tempo Escolar. A categoria Estratégia de Ensino corresponde às técnicas e abordagens utilizadas pelos residentes nas aulas; Engajamento dos Estudantes refere-se à participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem e ao interesse demonstrado; Avaliação da Aprendizagem/Feedback abrange o processo de avaliação da compreensão dos alunos em relação ao conteúdo ensinado; Tempo em Sala de Aula diz respeito à duração da permanência dos alunos em sala durante as atividades educativas; Reflexão envolve o processo de autoavaliação dos residentes sobre suas práticas, identificando possíveis melhorias e; Tempo Escolar compreende o planejamento pedagógico necessário para a execução do currículo escolar. Concluímos, assim, que a principal porta para a inovação pedagógica está na reflexão proporcionada no âmbito do PRP ao criarem planejamentos colaborativos, socializarem experiências e estudos.
Abstract: Society is constantly evolving, so teachers need to face the educational challenges of the 21st century and ensure that students have the skills and knowledge for critical learning. Pedagogical innovation is important in the current context to prepare students for a constantly changing future, engage students, personalize education, and improve the quality of teaching. The research problem is what are the possibilities for pedagogical innovations within the scope of the Pedagogical Residency Program (PRP)? To this end, a focus group will be conducted with residents Mathematics students from the Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui , in order to answer the proposed problem and achieve the specific research objectives, which are: to identify the teaching methods adopted by the residents to develop classroom management; to understand/analyze the specificities of the PRP in the training of Mathematics residents; to analyze the residents' perceptions of the contributions of the advisors to lesson planning/preparation; and to identify the level of satisfaction of the residents in developing teaching practice experiences within the scope of the PRP when considering pedagogical innovations. The qualitative research has its data interpreted by the Discursive Text Analysis, which follows a qualitative approach, with emphasis on the interpretation and understanding of discourses. The answers provided by the participants were interpreted and categorized into units of meaning, as preconized in the methodology. The resulting categories were: Teaching Strategies, Student Engagement, Assessment of Learning/Feedback, Time in the Classroom, Reflection, and School Time. The Teaching Strategy category corresponds to the techniques and approaches used by the residents in class; Student Engagement refers to the active participation of students in the learning process and the interest shown; Assessment of Learning/Feedback encompasses the process of evaluating students' understanding of the content taught; Time in the Classroom refers to the duration of students' presence in the classroom during educational activities; Reflection involves the process of self-assessment by residents on their practices, identifying possible improvements; and School Time encompasses the pedagogical planning necessary for the execution of the school curriculum. Thus, we conclude that the main way for pedagogical innovation lies in the reflection provided within the scope of the PRP when they create collaborative planning, share experiences and studies.
metadata.dc.subject: Inovação pedagógica
Programa Residência Pedagógica
Grupo focal
Pedagogical innovation
Pedagogical Residency Program
Focus group
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: TOJA, Luana Soares. Possibilidades de inovação pedagógica no âmbito do Programa Residência Pedagógica Unipampa Matemática. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9878
metadata.dc.date.issued: 22-Nov-2024
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Luana Soares Toja - 2024.pdf526.6 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???