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dc.contributor.advisor1Pinto, Muriel-
dc.creatorRibeiro, João Pedro da Rosa-
dc.date.accessioned2025-01-09T21:48:25Z-
dc.date.available2025-01-08-
dc.date.available2025-01-09T21:48:25Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, João Pedro da Rosa. Avaliação dos objetivos do programa residência pedagógica: estudo do subprojeto geografia na Unipampa – São Borja. 2024. 171 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9862-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectBrasil. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEducaciónpt_BR
dc.subjectProfesores - Formaciónpt_BR
dc.titleAvaliação dos objetivos do programa residência pedagógica: estudo do subprojeto geografia na Unipampa – São Borjapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5951854116201147pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4605424722032113pt_BR
dc.contributor.referee1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee2Cruz, Claudete Robalos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319979476636319pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO Programa Residência Pedagógica (PRP), foi uma política pública de formação de professores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal, CAPES, executada entre os anos de 2018 e 2024. A primeira edição deu-se entre 2018 e 2020, enquanto a segunda no biênio 2020/2022 e a etapa derradeira ocorreu entre 2022 e 2024. Para implementação da mesma, existiram quatro atores: Co ordenador Institucional, Docente Orientador, Preceptor e Residentes. Entre as instituições de ensino superior contempladas com esta política está a Universi dade Federal do Pampa (Unipampa). Entre os locais executores do PRP, está o campus São Borja. Neste espaço, o PRP foi implementado no Curso de Licenci atura em Ciências Humanas. Nesta investigação, delimita-se temporalmente a edição iniciada em 2022, com conclusão em 2024. Espacialmente, deu-se, este estudo a partir do subprojeto na área de Geografia, uma das áreas de formação do curso. Participaram deste processo científico 1 Coordenador Institucional, 1 Docente Orientador, 2 Preceptores, 4 Residentes e 3 diretores, estes, agentes das escolas integrantes do subprojeto. A fim de realizar o presente estudo, fez se uso de entrevistas e pesquisa documental. A abordagem é considerada mista, com caráter qualitativo e quantitativo. Em relação à compreensão dos dados co letados, fez-se uso da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Tem-se como obje tivo deste trabalho, investigar o processo de formação docente mediante o Pro grama Residência Pedagógica, a partir da avaliação dos cinco objetivos desta política, no âmbito do subprojeto Geografia, do Curso de Licenciatura em Ciên cias Humanas. Para tanto, a inquirição foi desenvolvida com base nos objetivos do PRP. Sobre o primeiro objetivo, o qual o PRP pretende contribuir para a for mação teórica e prática dos seus membros, foi investigada a segunda questão e chegou-se ao desfecho que a política em estudo é essencial para a formação prática dos 4 Residentes entrevistados. Sobre o segundo objetivo, esta pesquisa explana que o PRP é providencial para a formação da identidade dos Residentes entrevistados. Já para o objetivo terceiro, que relaciona universidades e educa ção básica como formadores de professores, a investigação reflete que este ob jetivo foi alcançado e que o Preceptor, é o ator que aproxima ambos espaços. No que tange a meta quarta, que trata da valorização dos docentes da educação básica, constatou-se que os Residente valorizam seus supervisores e aprendem 12 com eles, a reconhecer a realidade escolar. Por fim, o quinto objetivo do PRP, ou seja, que menciona a participação em atividades de pesquisa, a presente investigação demonstra que o subprojeto Geografia é deficitário, enquanto apre senta-se como expressivo em atividades de extensão. Por fim, saliente-se que este conjunto metodológico pode ser empregado em outros subprojetos da Uni pampa, a fim de averiguar as mesmas questões.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEl Programa Residência Pedagógica (PRP), fue una política pública de forma ción de profesores, de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, ejcutada hacia los años de 2018 y 2024. La edicíon primera empezó en 2018 y terminó em 2020, encuanto la segunda etapa se dio por el bienio 2022/2022 y su derradera execución ocorrió entre 2022 e 2024. Para la implementacíon de la misma, tuvieron cuatro actores: Coordenador Institucional, Docnete Orientador, Preceptor e Residentre. Instituiciones de ensenanza pri vada o pública pudieron participar del PRP. La Universidade Federal do Pampa (Unipampa), fue una de las executantes del PRP, en especial en el Campus São Borja. En el referido espacio, el PRP se dio en integración com el Curso de do cência en Ciências Humanas. Esta investigación se centrado en la edición final, o sea, entre los años de 2022 y 2024. Además, este estudio abarca el Subprojeto Geografía. Participaron de esta investigación 1 Coordenador Institucional, 1 Do cente Orientador, 4 Residentes y 3 Diretores, estos ultimos, actores de las escu elas de educación basica. Para realización, entonces, de este estudio, hacemos el uso de la entrevista y la pesquisa documental. El abordaje es misto, pues hace uso de aspectos cualitativos y cuantitativos. Con relación a la compreensión de los datos, fue utilizado la analisis de contenido (BARDIN, 2016). Es el objetivo general de esta investigación el proceso de formación docente, en el âmbito del Programa Residência Pedagógica. Así, se dio la inquirición por medio de los ob jetivo del PRP. Acerca del primer, que tange los aspectos practicos y teoricos de los alunmos, fue investigada solo la primera cuaesiton, dónde se ha descubierto que esta el esencial para los Residentes. Sobre el segundo objetivo, este estudio es centrado em la formación de la identidad profesoral, así que el PRP hace contribuición en este elemento. Además, sobre el objetivo tercer, que une uni versidad y educación basica, como entidades formadoras de profesores, los da tos refleten que la meta fue alcanzada en el subprojeto Geografia. Ya con rela ción a el objetivo cuarto, con base em la valorización de los profesionales de la educación basica, la investigación concluye que los Residentes hacen la referida valorización cuando oyen sus Preceptores acerca del conocimiento de la reali dad de las escuelas. Seguiendo, el objetivo final, el estudio evidencia que la pes- 14 quisa tiene defict, mientras, los aspectos extencionales del PRP fueron expres sivos. Por fin, es necesario decir que, este conjunto metodologico puede empre garse em otros Subprojetos de la Unipampa, para que pueda tener conocimiento de las mismas cuestiones.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Políticas Públicas

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João Pedro da Rosa Ribeiro 2024.pdf4.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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