???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9860
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silva, Jorge Alexandre da-
dc.creatorSiqueira, Ezequiel Miranda-
dc.date.accessioned2025-01-07T23:55:03Z-
dc.date.available2025-01-07-
dc.date.available2025-01-07T23:55:03Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ezequiel Miranda. Da consciência sensível à ciência: o trabalho do negativo na dialética de Hegel. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9860-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoconsciênciapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831pt_BR
dc.subjectCiência – Filosofiapt_BR
dc.subjectAutoconcienciapt_BR
dc.subjectDialécticapt_BR
dc.titleDa consciência sensível à ciência: o trabalho do negativo na dialética de Hegelpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4819394282009836pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1697544939230109pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jocenir de Oliveira-
dc.contributor.referee2Guilherme, Rosilaine Coradini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5492620176007294pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2839632655955381pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca compreender brevemente a relação existente entre a certeza sensível e como deve ser feito o início da ciência em Hegel. Para tanto, foi formulado o seguinte problema de pesquisa: qual a relação que certeza sensível estabelece com o que precisa ser feito o início da ciência para Hegel? E o objetivo geral que que ficou em: compreender, em Hegel, a relação entre a certeza sensível e com o que precisa ser feito o início da ciência, a fim de apreender os elementos necessários que caracterizam a passagem de um momento para o outro na dialética de Hegel. A partir desta problemática, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Enquanto resultado, foi possível evidenciar que a certeza sensível tem como ponto de partida o saber imediato, já o início da ciência tem como ponto de partida o do puro ser, não por acaso, mas como negação movida pelo pensar. Neste sentido, saber que o puro ser é o início da ciência é algo mais elevado do que o saber que só apreende o seu objeto como imediatidade. Isso não significa que o objeto da consciência seja de início algo mediato, mas que a consciência sensível foi negada na sua experiência, em sua verdade pobre.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEste artículo busca comprender brevemente la relación entre la certeza sensible y cómo debe hacerse el inicio de la ciencia en Hegel. Para ello, se formuló el siguiente problema de investigación: ¿cuál es la relación que establece la certeza sensible con lo que hay que hacer en el inicio de la ciencia para Hegel? Y el objetivo general que quedaba en: comprender, en Hegel, la relación entre la certeza sensible y con lo que hay que hacer el inicio de la ciencia, para aprehender los elementos necesarios que caracterizan el paso de un momento a otro en la dialéctica de Hegel. A partir de esta problemática se realizó una investigación bibliográfica exploratoria. Como resultado, se pudo demostrar que la certeza sensible tiene como punto de partida el conocimiento inmediato, mientras que el comienzo de la ciencia tiene como punto de partida el del ser puro, no por casualidad, sino como una negación movida por el pensamiento. En este sentido, saber que el ser puro es el principio de la ciencia es algo más elevado que el conocimiento que solo aprehende su objeto como inmediatez. Esto no significa que el objeto de la conciencia sea al principio algo mediato, sino que la conciencia sensible ha sido negada en su experiencia, en su pobre verdad.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Ezequiel Miranda Siqueira 2024.pdf433.72 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???