???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9856
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Cruz, Claudete Robalos da-
dc.creatorCruz, Marcos Ayres da-
dc.date.accessioned2025-01-07T23:51:17Z-
dc.date.available2025-01-07-
dc.date.available2025-01-07T23:51:17Z-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.citationCRUZ, Marcos Ayres da. O uso de metodologias alternativas no ensino de geografia para estudantes com deficiência intelectual nas séries finais no ensino fundamental. 2024. 41 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9856-
dc.description.abstractThis paper discusses the need to implement new methods to promote the inclusion of students with intellectual disabilities in the final years of primary school, focusing on geography education. This investigation, conducted at São Borja State College, examined how different approaches could improve the learning of these students. The research evaluates the methods of Special Educational Assistance (SEA) teachers and then proposes alternative approaches, such as creating interactive games on the WordWall platform, intending to engage students and enhance their understanding of the content. The use of case studies as a methodology facilitates an extensive analysis of teaching practices and their effects. The results for students B and H show that adapting approaches to specific requirements is crucial for creating an inclusive and equitable educational environment. The article is organized into four parts: general concepts and a literature review, methodology, presentation and analysis of the research, and final considerations, which suggest that alternative methods have a positive impact on inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino individualizadopt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectDeficiência mentalpt_BR
dc.subjectGeografia – Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectIndividualized teachingpt_BR
dc.titleO uso de metodologias alternativas no ensino de geografia para estudantes com deficiência intelectual nas séries finais no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3319979476636319pt_BR
dc.contributor.referee1Colvero, Ronaldo Bernardino-
dc.contributor.referee2Nunes, Janilton Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1866467551152261pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3017947075069963pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute a necessidade de implementar novos métodos para promover a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas séries finais do ensino fundamental, com foco na educação de geografia. Esta investigação, que ocorreu no Colégio Estadual São Borja, examinou como diferentes abordagens poderiam melhorar a aprendizagem desses alunos. A investigação avalia os métodos dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e, em seguida, propõe abordagens alternativas, como a criação de jogos interativos na plataforma WordWall, com a intenção de envolver os alunos e promover a compreensão do conteúdo. A utilização de estudos de caso como metodologia facilita uma análise extensiva das práticas de ensino e seus efeitos. Os resultados para os alunos B e H mostram que adaptar as abordagens a requisitos específicos é crucial para criar um ambiente educacional inclusivo e equitativo. O artigo é organizado em quatro partes: conceitos gerais e uma revisão da literatura, metodologia, apresentação e análise da pesquisa e considerações finais, que propõem que métodos alternativos têm um impacto positivo na educação inclusiva.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Marcos Ayres da Cruz 2024.pdf3.88 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???