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dc.contributor.advisor1Pavan, Paula Daniele-
dc.creatorPrates, Lisandra de Barro-
dc.date.accessioned2025-01-03T18:27:36Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2025-01-03T18:27:36Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationPRATES, Lisandra de Barro. Barbie além da caixa: análise sobre a apropriação de imagem. 2024. 63 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9845-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDireito à própria imagempt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAnálisis del discursopt_BR
dc.subjectDerecho a la propia imagenpt_BR
dc.titleBarbie além da caixa: análise sobre a apropriação de imagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072075096859618pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9882497357887122pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Carmen Regina Abreu-
dc.contributor.referee2Silva, Marcela Guimarães e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993369005880937pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a apropriação da imagem da boneca Barbie no ano de 2023, no pré-lançamento do filme Live Action Barbie. Para tanto, utilizamos como pressupostos teórico-metodológicos a Análise do Discurso (AD), conforme trabalhados por Pêcheux (1997), Orlandi (1999) e Osakabe (1999), e analisamos a collab do Buguer King com a marca Barbie, trabalhando o conceito de formações imaginárias, e o termo “Barbenheimer”, criado por internautas nas redes sociais para a estreia de duas superproduções cinematográficas de 2023, Barbie e Oppenheimer. Desta forma, constatamos que a franquia de fast food Burger King se apropria da imagem da Barbie utilizando da memória discursiva, mais precisamente, dos sentidos já construídos na memória relacionados à cor e à tipografia para trazer a imagem da boneca para seus consumidores. Enquanto isso, o termo Barbenheimer apresenta a apropriação da imagem da boneca através de uma materialidade (pôster produzido por internautas), permitindo observar que os objetos podem produzir sentidos diferentes, trazendo o apagamento da memória e suavizando a história inicial por detrás dessa junção.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Borjapt_BR
dc.description.ResumenEste trabajo aborda la apropiación de la imagen de la muñeca Barbie en el año 2023, en el preestreno de la película Live Action Barbie. Para ello, utilizamos como presupuestos teórico-metodológicos el Análisis del Discurso (DA), trabajado por Pêcheux (1997), Orlandi (1999) y Osakabe (1999), y analizamos la colaboración de Burger King con la marca Barbie, trabajando el concepto de formaciones imaginarias, y el término “Barbenheimer”, creado por los usuarios de internet en las redes sociales para el estreno de dos superproducciones cinematográficas en 2023, Barbie y Oppenheimer. De esta manera, encontramos que la franquicia de comida rápida Burger King se apropia de la imagen de Barbie utilizando la memoria discursiva, más precisamente, los significados ya construidos en la memoria relacionados con el color y la tipografía para acercar la imagen de la muñeca a sus consumidores. Por su parte, el término Barbenheimer presenta la apropiación de la imagen del muñeco a través de una materialidad (cartel elaborado por internautas), permitiendo observar que los objetos pueden producir diferentes significados, provocando el borrado de la memoria y suavizando la historia inicial detrás de este cruce.pt_BR
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