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dc.contributor.advisor1Folmer, Vanderlei-
dc.creatorEscoto, Dandara Fidélis-
dc.date.accessioned2024-11-25T18:57:39Z-
dc.date.available2024-
dc.date.available2024-11-25T18:57:39Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationESCOTO, Dandara Fidélis. Evolução biológica como eixo integrador das ciências da natureza no ensino fundamental. 102 p. Dissertação (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9749-
dc.description.abstractCharles Darwin’s concept of evolution, proposed over a hundred and fifty years ago, is fundamental to modern biology. It allows us to understand various natural processes and expand our knowledge of both extinct and current living organisms. Additionally, Darwin’s theory enables us to analyze and identify the steps in the scientific production process. However, teaching evolution in basic education doesn’t always capture students’ interest, often due to a focus on memorization and concept reproduction. Many theorists argue that evolution education should be the central axis in life sciences, given its integrative capacity and its role in emerging areas of knowledge. In elementary education, students first encounter natural sciences, developing specific skills and competencies. This research aimed to investigate whether biological evolution is taught as a central theme in elementary education. We collected data through document analysis, a survey of recent publications on the topic, and the perspectives of elementary science teachers who attended a continuing education course. The results revealed ideological tensions that hinder the development of biological evolution as a central theme and suggest the need to invest in teacher training to promote scientific literacy in schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectIntegrative approachpt_BR
dc.subjectAbordagem integrativapt_BR
dc.subjectBiological evolutionpt_BR
dc.subjectEvolução biológicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleEvolução biológica como eixo integrador das ciências da natureza no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeBiological evolution as an integrative axis of natural sciences in elementary educationpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7173922125020043pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8135232309980269pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programDoutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoUm capítulo importante da história da ciência foi escrito por Charles Darwin com a publicação de sua grande obra “Origem das espécies”. O conceito de evolução proposto por Darwin, há mais de cento e cinquenta anos, é fundamental para a construção da biologia atualmente, pois, a partir dela, é possível compreender diversos processos naturais e ampliar o conhecimento de seres vivos extintos e atuais. Além disso, a teoria darwiniana possibilita analisar e identificar os passos do processo de produção científica. No entanto, o ensino de ciências da natureza na educação básica nem sempre desperta o interesse dos alunos, muitas vezes pela perspectiva de memorização e reprodução de conceitos. Muitos teóricos argumentam que o ensino de evolução deve ser o eixo articulador no ensino das ciências da vida, pela sua capacidade integradora e centralizadora dos conhecimentos produzidos e novas áreas que surgem a partir dela. No ensino fundamental, é o primeiro momento em que os alunos têm contato com a área de ciências da natureza. Este trabalho investigou se o ensino de evolução biológica é desenvolvido como eixo central no ensino fundamental. A pesquisa incluiu análise documental, levantamento de publicações recentes sobre o tema e as concepções de professores dos anos finais do ensino fundamental, que participaram de um curso de formação continuada. Os resultados indicam tensões ideológicas que desfavorecem o desenvolvimento da evolução biológica como eixo central no ensino de ciências e sugerem a necessidade de investimento na formação de professores para promover o conhecimento científico nas escolas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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