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dc.contributor.advisor1Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.creatorCarvalho, Fernando Ramires de-
dc.date.accessioned2024-10-15T19:52:29Z-
dc.date.available2024-10-14-
dc.date.available2024-10-15T19:52:29Z-
dc.date.issued2024-03-20-
dc.identifier.citationCARVALHO, Fernando Ramires de. Educação de estudantes surdos: desafios ao acesso e à permanência. 2024. 92f.: il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9695-
dc.description.abstractFrom the law n°10. 436 of April 24, 2002 (BRASIL, 2002) recognizes the Brazilian Sign Language (Libras) as the official language of the deaf, together with Decree 5.626/2005, Law 12.319/2010 that regulates the profession of interpreter of Libras and now, more recently, Law N° 13,409, December 28, 2016 (BRASIL, 2016), guarantees the right to quotas for people with disabilities to access higher education. That said, this project aims to investigate the reality of the Federal University of Pampa (UNIPAMPA) with regard to what are the barriers to access and permanence of deaf students in higher education. Throughout your graduation, we will have three specific objectives: 1) Identify, through a systematic review of the literature, which barriers are identified in the face of access and permanence of deaf students in undergraduate courses; 2) Conduct a survey of the number of deaf students who entered, remained and managed to complete their graduation at the Federal University of Pampa, from 2017 to 2022, through document analysis; 3) Analyze Unipampa's admission and permanence policies and identify which support actions are offered by the institution for deaf students; This is a documentary research, with a quali-quantitative approach, whose objects of analysis will be the Student Admission Report for People with Disabilities, the Institutional Development Plan, the Open Data Plan and the NinA management reports. Data analysis will be through Content Analysis based on three categories of analysis proposed a priori, which will be: barriers to access, incentive and support for permanence and inclusion of deaf students in Higher Education. It is hoped that with this research we will have an overview of the challenges and barriers that our deaf students face in our institution, Universidade Federal do Pampa, and with these results in hand, propose actions for the Accessibility and Inclusion Center, as well as for the entire institution, to minimize or even remove these barriers, if possible, thus promoting an environment conducive to the academic development of our students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAcesso ao ensino superiorpt_BR
dc.subjectPermanênciapt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectAccess to higher educationpt_BR
dc.subjectPermanencept_BR
dc.titleEducação de estudantes surdos: desafios ao acesso e à permanênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.contributor.referee2Martins, Francielle Cantarelli-
dc.contributor.referee3Jesus, Suzana Cavalheiro de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Acadêmico em Ensinopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoA partir da lei n.°10.436 de 24 abril de 2002 (BRASIL, 2002) se concebe a Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS), como língua reconhecida dos surdos, juntamente como o decreto n.°5.626/2005, a Lei n.°12.319/2010 que regulamenta a profissão de tradutor intérprete de Libras e agora mais recentemente a Lei n.°13.409, 28 de dezembro de 2016 (BRASIL, 2016), assegura o direito à reserva de vagas às pessoas com deficiência (PcD) para o acesso ao ensino superior. Dito isso, a presente pesquisa investigou a realidade da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no que se refere às barreiras de acesso e permanência do estudante surdo ao ensino superior. Para isso cunhamos três objetivos específicos: 1) identificar, através de uma revisão sistemática da literatura, quais barreiras são apontadas frente ao acesso e permanência dos estudantes surdos nos cursos de graduação; 2) realizar levantamento do quantitativo de estudantes surdos que ingressaram, permaneceram e conseguiram concluir sua graduação na Universidade Federal do Pampa, no período de 2017 a 2022, por meio de análise documental; 3) averiguar quais são as políticas de acesso e permanência na Unipampa e analisar se estas ações contemplam os estudantes surdos. Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem quali-quantitativa, cujos objetos de análise foram o Relatório de ingresso de estudantes PcDs (Pessoas com Deficiências), Plano de Desenvolvimento Institucional, Plano de Dados abertos e os relatórios de gestão do Núcleo de inclusão e Acessibilidade (NinA). A análise de dados ocorreu por meio da análise de conteúdo a partir de três categorias de análise propostas, que foram: barreiras ao acesso, incentivo e apoio à permanência e a inclusão dos estudantes surdos no Ensino Superior e por conseguinte foi realizada uma entrevista semi-estruturada com estudantes surdos de modo a compreender seus desafios dentro e fora de sala de aula enquanto estiveram na graduação. Com esta pesquisa temos o panorama dos desafios e barreiras que os estudantes surdos enfrentam na instituição (Universidade Federal do Pampa), dentre as quais destaca-se: a falta de tradutores/ intérpretes de LIBRAS, o desconhecimento por parte dos docentes da cultura e língua dos estudantes surdos o que gera uma barreira comunicacional dificultando o vínculo entre estudantes e os docentes; a barreira metodológica e pedagógica sendo que os processos avaliativos e materiais de leitura são em português o que resulta em grande dificuldade para os estudantes surdos e a barreira atitudinal que permeia toda a instituição, e com esses resultados em mãos propomos ações para a Divisão de Educação Inclusiva e Acessibilidade, bem como para toda instituição, para minimizar ou até mesmo remover essas barreiras, promovendo assim um ambiente propício ao desenvolvimento da comunidade acadêmica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Acadêmico em Ensino

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