???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9687
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.creatorAlderette, Taylan Alves-
dc.date.accessioned2024-10-11T20:23:42Z-
dc.date.available2024-07-18-
dc.date.available2024-10-11T20:23:42Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationALDERETTE, Taylan Alves. Exclusão, integração e inclusão de estudantes com o TEA sob a ótica de profissionais do AEE. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9687-
dc.description.abstractThe present study was motivated by the investigative participation of an academic in training projects linked to the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in the municipality of Itaqui/RS, where was observed a considerable level of misinformation, among teachers of basic education, regarding the particularities of these individuals. In this context, the inspiration and objective was to investigate the difficulties that regular education teachers face concerning the inclusion of children with ASD in three schools in the Municipality of Itaqui/RS, from the perspective of the Special Education professional needs. Thus, this work consists of a qualitative research of a basic nature, with data collected through a semi-structured interview and subsequent application of Bardin's (2011) content analysis technique, involving the stages of material preparation, coding, categorization, and inference formation related to authors and research focused on the area. The results demonstrated that inclusion still presents inconsistencies concerning the proposed paradigm, where the prevalence of integration in the educational context occurs, without distinguishing between the meaning of inclusion and integration. This is generated by the absence of educational public policies, specifically the lack of knowledge and public incentive for education professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado.pt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectExclusionpt_BR
dc.subjectIntegrationpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSpecialized Educational Servicept_BR
dc.titleExclusão, integração e inclusão de estudantes com o TEA sob a ótica de profissionais do AEEpt_BR
dc.title.alternativeExclusion, integration and inclusion of students with ASD from the perspective of AEE professionalspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9455255517125657pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.contributor.referee1Kehler, Gabriel dos Santos-
dc.contributor.referee2Lovato, Cristina dos Santos-
dc.contributor.referee3Todeschini, Bruna-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1974060504465142pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7562187381716677pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3370111653429241pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como motivação investigativa a participação do acadêmico em formação em projetos vinculados à inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Itaqui/RS, onde percebeu-se um nível de desinformação razoável dos professores em relação às particularidades destes indivíduos. Nesse contexto, surgiu o desejo e o objetivo de investigar as dificuldades que os professores do ensino regular encontram em relação à inclusão das crianças com TEA em três escolas do Município de Itaqui/RS na perspectiva do profissional do AEE. Destarte, o trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, de natureza básica, tendo os dados coletados através de uma entrevista semiestruturada e logo após a aplicação da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), em etapas de preparação do material, codificação, categorização e formação das inferências relacionadas com autores e pesquisas voltadas à área. Os resultados obtidos demonstraram que a inclusão ainda apresenta inconsistências em relação ao proposto em seu paradigma onde se tem a prevalência da integração no contexto educacional, não ocorrendo discernimento entre o significado de incluir e de integrar, gerado pela ausência de políticas públicas educacionais, sendo mais específica em relação à falta de conhecimento e de incentivo público aos profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Taylan Alves Alderette - 2022.pdf1.44 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???