???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9586
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Pérez, Cláudia Camerini Corrêa-
dc.creatorPinto, Matheus Machado-
dc.date.accessioned2024-09-02T18:55:39Z-
dc.date.available2024-09-01-
dc.date.available2024-09-02T18:55:39Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.identifier.citationPINTO, Matheus Machado. A tecnologia assistiva no contexto escolar. Orientadora: Cláudia Camerini Corrêa Pérez. 2024. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Jaguarão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9586-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectRecursos de tecnologia assistivapt_BR
dc.subjectAssistive technology resourcespt_BR
dc.subjectAssistive technologypt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.titleA tecnologia assistiva no contexto escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO estudo analisa a importância da Tecnologia Assistiva (TA) no contexto escolar. A pesquisa se concentra em duas escolas do município de Alegrete-RS: uma de Educação Especial (escola 1) e uma escola regular (escola 2). O objetivo geral desta pesquisa é demonstrar como os recursos e serviços de Tecnologia Assistiva colaboram para o sucesso e promoção de uma melhor qualidade de aprendizagem escolar de alunos com deficiência. Os objetivos específicos são: ampliar a compreensão acerca da Tecnologia Assistiva, identificar recursos e serviços da Tecnologia Assistiva no contexto escolar e aplicar recursos e serviços de Tecnologia Assistiva em escolas do município de Alegrete. O estudo investiga como esses recursos favorecem a inclusão de alunos com deficiência, com ênfase em dois casos específicos: um aluno com paralisia cerebral e surdez na escola de Educação Especial, e uma aluna com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após as observações foram preenchidas fichas de registro para análise comparativa sobre o uso de recursos de TA entre as duas escolas. A pesquisa de campo validou os dados da pesquisa bibliográfica, demonstrando que o uso de recursos e serviços de TA nas escolas proporciona uma educação inclusiva e equitativa, favorecendo o sucesso escolar e pessoal dos alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento. Palavras-Chave: Tecnologia Assistiva. Recursos de Tecnologia Assistiva. Inclusão.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
dc.description.ResumenEl estudio analiza la importancia de la Tecnología de Asistencia (TA) en el contexto escolar. La investigación se centra en dos escuelas de la ciudad de Alegrete-RS: una escuela de Educación Especial (escuela 1) y una escuela regular (escuela 2). El objetivo general de esta investigación es demonstrar cómo los recursos y servicios de Tecnología Asistiva contribuyen al éxito y promoción de una mejor calidad del aprendizaje escolar para estudiantes com discapacidad. Los objetivos específicos son: ampliar el conocimiento sobre Tecnología de Asistencia em el contexto escolar y aplicar recursos y servicios de Tecnología de Asistencia em las escuelas del municipio de Alegrete. El estudio investiga cómo estos recursos favorecen la inclusión de estudiantes con discapacidad, con énfasis en dos casos específicos: un estudiante con parálisis cerebral y sordera de la escuela de Educación Especial, y un estudiante con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Después de las observaciones, se completaron formularios de registro para un análisis comparativo sobre el uso de recursos de TA entre las dos escuelas. La investigación de campo validó los datos de la investigación bibliográfica, demostrando que el uso de recursos y servicios de TA en las escuelas proporciona una educación inclusiva y equitativa, favoreciendo el éxito académico y personal de los estudiantes con discapacidades y trastornos generalizados del desarrollo. Palabras clave: Tecnología de Asistencia. Recursos de Tecnología de Asistencia. Inclusión.pt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras – Português – EaD

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MATHEUS MACHADO PINTO-2024.pdf1.59 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???