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dc.contributor.advisor1Basso, Fábio Paulo-
dc.creatorSantos, Vitor Hugo Maciel dos-
dc.date.accessioned2024-08-22T23:01:57Z-
dc.date.available2024-08-22-
dc.date.available2024-08-22T23:01:57Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Vitor Hugo Maciel. Uma estratégia para introduzir pipelines de IC em disciplinas de resolução de problemas V. Orientador: Fábio Paulo Basso. 2021. 120p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de software, Alegrete, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/9563-
dc.description.abstractConfiguring Continuous Integration (CI) pipelines is a complex and crucial task in configuration management practices. It requires software engineers to have the technical skills to configure CI servers or services. These professionals need to select knowledge-intensive resources to automate software processes. In the context of configuration management, this means having the ability to transform these resources into Continuous Integration, Deployment and Delivery tasks, organized into pipelines. This skill requires specialized knowledge of tools for managing configurations in various software projects. The search for this knowledge is one of the objectives of the Problem Solving (PR) subjects, especially RP 5, in the Bachelor’s degree course in Software Engineering at Unipampa. Motivated by this need, this Capstone explores the difficulties students face in configuring CI pipelines and proposes a teaching strategy. The main contributions of this TCC are: 1) a source code repository mining study, derived from the RP 5 course and carried out in 2018; 2) a longitudinal survey of students from four editions of this course (2015, 2016, 2017 and 2018), which highlights the need for a teaching strategy that includes elements of configuration management; 3) a systematic mapping study of the literature on the subject, which highlights the state of the art and positions this TCC in terms of innovation; 4) a practical analysis of CI servers/services and their configuration syntaxes, with the aim of motivating students by presenting examples of pipelines at three levels of difficulty; 5) a strategy for students and teachers to introduce CI pipelines in RP courses; and 6) a report on the implementation of this strategy in RP course 5, which took place in 2021. Key-words: continuous integration . CI. Pipeline.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectIntegração contínuapt_BR
dc.subjectPipelinept_BR
dc.subjectSoftware engineeringpt_BR
dc.subjectContinuous integrationpt_BR
dc.titleUma estratégia para introduzir pipelines de IC em disciplinas de resolução de problemas Vpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA configuração de pipelines de Integração Contínua (IC) é uma tarefa complexa e crucial nas práticas de gerenciamento de configuração. Ela exige que engenheiros de software possuam habilidades técnicas para configurar servidores ou serviços de IC. Esses profissionais precisam selecionar recursos intensivos em conhecimento para automatizar processos de software. No contexto do gerenciamento de configuração, isso significa ter a capacidade de transformar esses recursos em tarefas de Integração, Implantação e Entrega Contínua, organizadas em pipelines. Essa habilidade requer um conhecimento especializado em ferramentas para gerenciar configurações em diversos projetos de software. A busca por esse conhecimento é um dos objetivos das disciplinas de Resolução de Problemas (RP), especialmente da RP 5, do curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Unipampa. Motivado por essa necessidade, este TCC explora as dificuldades que os alunos enfrentam na configuração de pipelines de IC e propõe uma estratégia de ensino. As principais contribuições deste TCC são: 1) um estudo de mineração de repositórios de código-fonte, derivado da disciplina RP 5 e realizado em 2018; 2) uma pesquisa longitudinal (survey) com alunos de quatro edições dessa disciplina (2015, 2016, 2017 e 2018), que destaca a necessidade de uma estratégia de ensino que inclua elementos de gerenciamento de configuração; 3) um estudo de mapeamento sistemático da literatura sobre o tema, que evidencia o estado da arte e posiciona este TCC em termos de inovação; 4) uma análise prática dos servidores/serviços de IC e suas sintaxes de configuração, com o objetivo de motivar os alunos, apresentando exemplos de pipelines em três níveis de dificuldade; 5) uma estratégia para que alunos e professores possam introduzir pipelines de IC nas disciplinas de RP; e 6) um relato da implementação dessa estratégia na disciplina RP 5, realizada em 2021.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Alegretept_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Software

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